TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica aplicada

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

Resumo .......................................................................................................... 02

Introdução ...................................................................................................... 02

Capitulo1 - Coleta de Dados...............................................................................03

Capitulo 2 - Valores em Rol............................................................................. 03

Tabela de Distribuição de Frequências.................................................................04

Conclusão........................................................................................................ 05

Fontes...............................................................................................................05

Resumo

O objetivo desse trabalho é desenvolver e aplicar as teorias que foram passadas em sala de aula pelo professor tendo como ponto principal aperfeiçoar o conhecimento em diversas áreas. A disciplina tema desse trabalho é a Mecânica aplicada, e a partir dela vamos entrar em assuntos como Cinemática dos corpos rígidos, Mecanismos engrenagens, rodas Dentadas) e Trens de Engrenagens.

O ATPS foi desenvolvido em partes, de acordo com as regras da ABNT e da instituição de ensino (Anhanguera ), a partir dessas regras o grupo deu inicio a busca, organização e aplicação dos dados coletados. Esses dados foram divididos em etapas que podem ser visto nas paginas seguintes.

ETAPA 1 – Aula-tema: Cinemática dos corpos rígidos.

Passo 1 (Diversos tipos de engrenagens utilizadas)

HISTORIA, quando os seres humanos sentem certas necessidades eles recorrem ao conhecimento para supri-las. Toda invenção surgiu em torno de uma necessidade, foi assim com a lâmpada, com a prensa, com as maquinas a vapor e com praticamente tudo que nos auxiliam em nosso dia-a-dia. Com as engrenagens (Que temos como tema desse trabalho) não foi diferente, elas foram surgindo há séculos atrás, primeiramente em madeira devido a facilidade de serem trabalhadas e aos poucos foram se desenvolvendo até chegarem ao nível incrível de sofisticação que temos hoje.

O SISTEMA ENGENHOSO, que faz uma engrenagem funcionar consiste no conceito simples de transmissão de potencia de uma unidade motora para uma unidade consumidora. Uma característica de extrema importância é o fato que em função da configuração ou até mesmo do arranjo destes elementos, podemos variar (aumentar ou reduzir) variáveis da transmissão, como por exemplo, a velocidade angular, a rotação e principalmente o torque. Vamos ver abaixo alguns exemplos dessa tecnologia e a grande engenharia por trás de cada de uma delas.

Engrenagem de roda com estacas perpendiculares

Um dos mais primitivos modelos de engrenagens, são as de estacas perpendiculares. Esse modelo que foi o inicio desse sistema faz com que o ponto de contato (da engrenagem) mude de acordo com a rotação delas e o que significa que a relação de engrenagens se altera com seu giro.

Modelo de funcionamento

(Imagem retirada do site Ciencia.uol)

Um dos grandes problemas desse sistema é que a relação de engrenagens se altera de acordo com seu giro mudando também sua velocidade. Em um exemplo citado pelo site Ciencia.uol diz que se tivéssemos essa engrenagem em nossos carros seria impossível manter a velocidade constante, tendo uma grande variação seja de aceleração ou desaceleração.

Engrenagens de dentes retos

Esses modelos de engrenagens são os tipos mais comuns que encontramos, elas tem dentes retos e são montadas em eixos paralelos.

Transmissão por Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos

(Imagem retirada do site http://www.fem.unicamp.br/)

Uma transmissão por qualquer engrenagem é composta de dois elementos ou mais. E quando duas engrenagens estão em contato denominamos alguns nomes para ela, a menor chamamos de pinhão e a maior de coroa. Esses nomes e denominações não tem relação de que um elemento é o motor e outro é movido, mas somente com as dimensões.

Nomenclatura Básica para Engrenagens Cilíndricas de Dentes Retos

(Imagem retirada do site http://www.fem.unicamp.br/)

Engrenagens helicoidais

As helicoidais são usadas na maioria do veículos automotivos, são engrenagens cilíndricas de dentes inclinados que são construídas com dentes que não são alinhados com a direção axial (relativo ao eixo) dos elementos de transmissão. Umas das primeiras características vem do fato de que a largura efetiva dos dentes é maior do que a de engrenagens cilíndricas de dentes retos e a segunda é vem devido ao engrenamento gradual dos dentes. As helicoidais são padrões de referencias para o uso em carros devido operarem muito mais suave e silenciosamente que as engrenagens de dentes retos .

Engrenagens Helicoidais (Imagem retiradas do site http://senai.sp.gov.br/)

Coroas (Ou engrenagens cônicas)

Esses tipos de engrenagens são de extrema utilidade quando a direção da rotação precisam ser alteradas, elas são projetadas para serem montadas em eixos separados pelo ângulo que necessita (Geralmente o de 90º).

Engrenagens cônicas espirais

(imagem retirada do site http://ftp.demec.ufpr.br/)

Dentes retos das coroas acabam tendo o mesmo problema que na engrenagem de dentes retos: conforme cada dente se assimila ao outro, ele causa impacto de uma só vez no dente correspondente. Porem os dentes das coroas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com