TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica dos Fluídos

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.559 Palavras (7 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 7

                                                       ETAPA1: PASSO1:

Mecânica dos fluidos é a ciência que estuda o comportamento físico dos fluidos e das leis que regem esse comportamento. Pode ser chamado de fluidos o nome geral de líquidos e gases e é o ramo da física que estuda o comportamento de substancias fluido em condições de repousou de movimento.

Nos automóveis a mecânica dos fluidos é importante desde o inicio do projeto do automóvel (aerodinâmica); todos os sistemas de propulsão e fluxo incluindo bombas, separadores, compressores, turbinas, lubrificação, sistema de aquecimento e refrigeração para residências.

No transporte de combustível o elemento principal é a bomba de gasolina, que se torna necessária no sistema de alimentação, já que o sistema de combustão fica normalmente a um nível, mas elevado que o tanque de combustível existe dois tipos de bomba: as mecânicas que se situam necessariamente no compartimento do motor, pois são acionadas por este e elétricas, instalado normalmente próximo do tanque ou nele mesmo, afastados do motor por este liberado.

A bomba de combustível consiste numa câmera dividida por um diafragma. A parte de cima contem um filtro e um copo de sedimentação e apresenta duas válvulas com molas para regular o fluxo de gasolina.

Na parte de baixo encontra-se uma mola que regula a pressão de alimentação de gasolina e uma haste de comando que são braço e alavanca acionada pela arvore de comando das válvulas. O diafragma é alternadamente impelido para baixo pela haste e para cima com a mola. Quando o carburador esta cheio e a válvula de agulha fechada, não se verifica qualquer passagem de gasolina e diafragma permanece na sua posição inferior. Em consequência, a haste de comando oscila sem acionar o diafragma. As bombas mecânicas são muito eficazes; e funcionam apenas com o motor trabalhando e apesar de isolados, estarão sujeitos à ação do calor do motor.

Já nas bombas elétricas tem os mesmos princípios da bomba mecânicos, bombear combustível. Pois existem duas posições onde são colocadas, internamente, no tanque de combustível e externamente, nas tubulações que leva a gasolina ate o motor. Quanto aos tipos de bombas temos: de roletes e de paletas.

                                                           PASSO 2:

O ideal para se realizar o bombeamento de combustível é que se mantem a garrafa abaixo do nível de gasolina do tanque, assim o fluido não encontraria resistência da gravidade. Se ao invés colocasse a garrafa no mesmo nível do tanque, o nível dos dois será o mesmo e o ar estarão exercendo a mesma pressão sobre as duas superfícies de gasolina.

[pic 1]

                                                                                                                                                                                                       PASSO 3:  

Viscosidade é a grandeza física relacionada à resistência oferecida ao movimento relativo de um fluido onde, que segundo a teoria de Arrhenius é inversamente proporcional à temperatura, ou seja, quanto maior a temperatura menor é a viscosidade de um liquido. Os líquidos sofrem dilatação volumétrica quando submetidos a uma variação de temperatura.

A dilatação aumenta o seu volume, mas mantem sua massa constante, exemplo o Kg da agua possui diferentes volumes a 10ºC e 30°C. A gasolina possui um coeficiente de dilatação (y = 1,2 x 10 – 3ºC-1), onde você paga pelo volume abastecido e não pela massa de combustível, porem é mais vantajoso abastecer em um horário em que a massa da gasolina ocupa o menor volume possível.

A gasolina quanto mais fria, maior sua densidade em relação entre massa e volume, então é melhor abastecer nessa situação. Sabemos que o processo de absorção de calor não é algo instantâneo, o combustível estará mais frio no inicio da manha, pois passou a noite perdendo calor, enquanto no fim da noite, estará mais quente, então o melhor horário para abastecer o veiculo é no período da manhã, pois o combustível no tanque do posto estará mais frio.

                                                            PASSO 4:

1º Calculo da massa do combustível

Dados:

80% do tanque e a densidade da gasolina é de 750 Kg/m³.

Tanque cheio = 60 litros corresponde a 100%, logo 80% será usada à regra de três:

100/80=60/X

X= (80*60) /100

X= 48 litros

Logo: m=d*v

m = 750*48*10^-3

m = 36 Kg

2° A distancia até o posto é de 24 km, o carro faz 8 km por litro, será necessário três litros de combustível.

3 litros = 3* 10^-3 m³

m = d*v

m = 750*3*10^-3m³

m = 2,25 Kg

                                                ETAPA 2 PASSO 1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (191.3 Kb)   docx (147.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com