TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica Dos Solos E Fundações

Artigo: Mecânica Dos Solos E Fundações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

Sondagem à Percussão

A Sondagem à Percussão é o ensaio mais utilizado na construção civil da maioria dos países e no Brasil foi normatizado pela ABNT na NBR 6484 “Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio” (SPT- Standard Penetration Test), que permite a determinação do perfil geológico e a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras destas camadas, a verificação do nível do lençol freático, a determinação da compacidade ou consistência dos solos arenosos ou argilosos, respectivamente e também a determinação de eventuais linhas de ruptura que possam ocorrer em subsuperfície.

Os resultados destas investigações de campo possibilitam a opção pelo tipo de fundação mais adequado e pelas exigências de seu dimensionamento ou, até mesmo, pela necessidade de estudos geológicos mais aprofundados.

HISTÓRIA

O primeiro equipamento de sondagem à percussão do Brasil foi fabricado em 1938, pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, com base em projeto e especificações americanas ( USA ), que após estudo estatístico adotou-se o padrão das sondagens à percussão com lavagem e utilização de amostrador do tipo IPT.

Em 1948, este método de investigação ficou conhecido internacionalmente como SPT “Standard Peneration Test”, com a publicação de Terzaghi e Peck “Soil Mechanics in Engineering Practice” e com ele um outro número de Nspt e por volta de 1957, foi trazido para o Brasil o amostrador padronizado “Terzaghi-Peck”.

Na década de 70, surgiram diversas especificações de execução de sondagem à percussão, que resultaram na norma MB-1211, publicada em 1979, pela ABNT -Associação Brasileira de Normas Técnicas “Execução de Sondagem de Simples Reconhecimento dos Solos”, renumerada em 1980, para NBR-6484.

Em 1988, foi proposto pelo Eng. Stelvio M. T. Ranzini a medida de torque necessário para romper a adesão solo-amostrador, logo após a realização do ensaio SPT, como complemento de informações, que passou a ser denominado ensaio SPT-T, porém ainda não normatizado.

Em fevereiro de 2001 a ABNT, publicou uma nova versão da NBR-6484, atualmente utilizada, que substitui a NBR-6484:1980 e cancela e substitui a NBR 7250:1982.

Exemplo de Perfil de sondagem à Percussão

SONDAGEM À PERCUSSÃO – PROCEDIMENTOS

A execução das sondagens à percussão segue as seguintes diretrizes:

Após um planejamento prévio dos trabalhos, considerando as características do terreno e tipo de obra, é determinada a quantidade e a posição dos pontos a serem sondados.

Em cada ponto de sondagem, monta-se uma torre (tripé), com altura em torno de 5 metros e um conjunto de roldanas e cordas, que auxiliará no manuseio da composição de hastes por força manual.

A amostra a zero metro é coletada e inicia-se a escavação com trado manual; na base do furo apóia-se o amostrador padrão acoplado a hastes de perfuração; marca-se na haste, com giz, um segmento de 45 cm dividido em trechos iguais de 15 cm; ergue-se o martelo padronizado ou “peso batente” de 65 kg até a altura de 75 cm e deixa-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com