TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicamento psicoativo

Tese: Medicamento psicoativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

Droga psicoativa

Droga psicoativa ou substância psicotrópica é a substância química que age principalmente no sistema nervoso central, onde altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência. Essa alteração pode ser proporcionada para fins: recreacionais (alteração proposital da consciência),(uso de enteógenos), científicos (funcionamento da mente) ou médico-farmacológicos (como medicação).

Tais alterações subjetivas da consciência e do humor são fonte de prazer (p. ex. aeuforia) ou servem para criar uma melhora nos sentidos e estados já experimentados na natureza (p. ex. o aumento da concentração), ou uma mudança na perspectiva mental, podendo aumentar também a criatividade, por isso tantos artistas e intelectuais serem defensores do consumo, e até abuso dessas drogas. O que nos leva ao uso recorrente de alguma delas, que pode levar à dependência física oupsicológica, promovendo um ciclo progressivamente mais difícil de ser interrompido. A impossibilidade física ou psicológica de interrupção desse ciclo caracteriza o vício em drogas, ou drogadição / toxicodependência. A reabilitação de drogadictos / toxicodependentes geralmente envolve uma combinação de psicoterapia, grupos de apoio e até mesmo o uso de outras substâncias psicoativas que ajudam a interromper o ciclo de dependência.

A ética relativa ao uso dessas drogas é assunto de um contínuo debate, em parte por causa desse potencial para abuso e dependência. Muitos governos têm imposto restrições sobre a produção e a venda dessas substâncias na tentativa de diminuir o abuso de drogas.

Usos

As substâncias psicoativas são usadas para diferentes propósitos. Os usos variam grandemente entre as diferentes culturas. Algumas substâncias são de uso controlado ou ilegal, enquanto algumas podem ser usadas para propósitos xamânicos, e outras são usadas de modo terapêutico. Outros exemplos seriam o consumo social de álcool e os soníferos. A cafeína é a substância psicoativa mais consumida no mundo; mas ao contrário de muitas outras, seu uso é legal e irrestrito em praticamente todas as jurisdições. No Brasil, maior produtor e segundo maior consumidor de café do mundo, 85% das pessoas consomem café no desjejum.

Anestesia

Os anestésicos são uma classe de drogas psicoativas usadas em pacientes para bloquear a dor e outras sensações. A maioria dos anestésicos induz à inconsciência, o que permite o paciente submeter-se a procedimentos médicos tais como acirurgia sem dor física ou trauma emocional. Para induzir à inconsciência, os anestésicos afetam os sistemas GABA eNMDA. Por exemplo, o halotano é um agonista GABA,6 e a cetamina é um antagonista para o receptor de NMDA.

Controle da dor

Drogas psicoativas são freqüentemente prescritas para manutenção da dor. Como a experiência subjetiva da dor é regulada por peptídios opioides endógenos, a dor pode ser controlada usando psicoativos que operam nesse sistema neurotransmissor como agonistas dos receptores opioides. Esta classe de drogas incluem narcóticos opiáceos, como amorfina e a codeína. AINEs, como a aspirina e o ibuprofeno, são uma segunda classe de analgésicos. Eles reduzem ainflamação mediada por eicosanoides ao inibir a enzima ciclo-oxigenase.

Medicamentos psiquiátricos

Medicamentos psiquiátricos são prescritos para o tratamento de doenças mentais e emocionais. Existem 6 classes principais de medicamentos psiquiátricos:

• Antidepressivos, que são usados para tratar diversos males, tais como depressão nervosa, epilepsia, ansiedade, transtornos alimentares e transtorno de personalidade limítrofe.

• Estimulantes, usados para tratar distúrbios como o transtorno do déficit de atenção e como supressores do apetite.

• Antipsicóticos, que são usados para tratar psicoses, esquizofrenia e mania.

• Estabilizador do humor, utilizados para tratar o transtorno bipolar e o transtorno esquizoafetivo.

• Ansiolíticos, usados para tratar transtornos da ansiedade.

• Depressores, que são utilizados como hipnóticos, sedativos e anestésicos.

Uso recreativo da droga

Muitas substâncias psicoativas são usadas pelos efeitos de alteração do humor e da percepção, inclusive aquelas com uso aceito pela medicina e psiquiatria. Os tipos de drogas usadas frequentemente para uso recreacional incluem:

• Estimulantes, que ativam o sistema nervoso central. São usadas recreacionalmente pelos efeitos eufóricos.

• Alucinógenos (psicodélicos, dissociativos e delirantes), que induzem a distorções percepcionais e cognitivas.

• Hipnóticos, que são usados recreacionalmente pela euforia que causam.

• Analgésicos, utilizados também pelo efeito eufórico.

• Inalantes, sob a forma de aerossóis ou solventes, que são inalados por causa de seu efeito estupefaciente. Muitos inalantes também se incluem em alguma categoria acima (como o óxido nitroso, que também tem efeito analgésico).

Em algumas subculturas, o uso de drogas é visto como símbolo de status, o que ocorre em lugares como casas noturnas, boates, raves e festas. Isso é fato histórico em muitas culturas; as drogas têm sido consideradas símbolos de status desde a antiguidade. Por exemplo, no Antigo Egito, eram comuns as representações de deuses segurando plantas alucinógenas.

Por causa da controvérsia sobre o regulamento das drogas recreacionais, existe um debate sobre a proibição das drogas. Críticos da proibição acreditam que a regulamentação do uso de drogas recreacionais é uma violação da autonomia pessoal e da liberdade.

Uso ritual e espiritual

Certos psicoativos, principalmente alucinógenos, têm sido usados para fins religiosos desde tempos pré-históricos. Os nativos norte-americanos têm usado o peiote, que contém mescalina, em cerimônias religiosas há 5700 anos. Os índios daAmazônia usam, para fins religiosos, a combinação de cipó-mariri e chacrona para a produção de ayahuasca há mais de 4000 anos. O cogumelo Amanita muscaria, que produz muscimol, era usado com propósitos rituais por toda a Europa pré-histórica.Vários outros alucinógenos, como o estramônio, os cogumelos psicodélicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com