TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicamentos

Tese: Medicamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  Tese  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

A administração de medicamentos deve ser feita com eficiência, segurança e responsabilidade, para que sejam alcançados os objetivos terapêuticos implementados, mostrando uma evolução no quadro clínico do cliente. Para isso, deve-se ter conhecimento de dados do processo de administração: elementos farmacológicos do medicamento (farmacocinética, farmacodinâmica, dose máxima e efetiva, além do intervalo entre as doses etc.), assim como métodos, vias e técnicas de administração.

A administração dos medicamentos vai depende da rapidez da atuação da droga oferecida, da classe e quantidade da droga a ser ministrada e das condições em que o cliente está. Porém existem muitos fatores que irão limitar a aplicação das drogas sejam orais,nasais,I.M;S.C;I.D;etc. ,devido isso as vias usadas para administração de fármacos tem elementos que a contra-indicam em alguns casos.

Análise dos pós- e os contras e aplicação da droga.

1- Administração Enteral (oral): é a ingestão é o método mais utilizado quando falamos em prescrição de um fármaco. É considerado o mais seguro, mais adequado e o mais prático. É a via que por determinada vezes pode ser contraindicada , quando: - o medicamento causa irritação da mucosa do estomago;

- o medicamento interferir na digestão;

- o cliente não poder deglutir.

Alguns pacientes podem ter algum quadro clínico, que naquele momento o impedem de ingerir medicamentos como, por exemplo, patologias do sistema digestivo. Existem algumas desvantagens da via oral e dentre estas temos: 1.A impossibilidade de absorção de alguns agentes por causa de suas características físicas, 2.Os vômitos como resposta à irritação da mucosa gastrintestinal, destruição de determinados agentes farmacológicos por enzimas digestivas ou pelo pH gástrico básico, 3.Irregularidades de absorção ou propulsão com alimentos e outros fármacos e 4.Falta de cooperação por parte do paciente.

Obs: Em crianças fazemos uma pequena compressão das bochechas como mostra a fig. A criança não deve ficar totalmente deitada, pois pode afogarse.

Obs.: No adulto verifica- se o cliente engoliu, não colocar o medicamento na mesinha de cabeceira,sempre ver se o paciente engoliu.

2- Via Sublingual: medicamentos que são depositados debaixo da língua para dos serem absorvidos diretamente pelos pequenos vasos sanguíneos ali situados. A via sublingual é muito boa para a nitroglicerina, que é utilizada em sintomas da angina (dor no peito), pois a absorção é rápida e o medicamento cai diretamente na circulação geral, e não passa pela parede intestinal e nem pelo fígado. Mas nen todos os medicamentos devem ser por essa via.

3- Administração Retal - A via retal é usada quando a ingestão oral não é possível devido a êmese excessiva ou quando o paciente se encontra inconsciente.

A administração de drogas via retal, por supositórios, tem como objetivo deixar o fármaco livre do metabolismo de primeira passagem, no fígado, pois a droga entra em vasos que a levam direto à veia cava inferior. Entretanto, muitas vezes, o supositório penetra um pouco mais, situando-se em uma região drenada por veias que drenam ao fígado e, dessa forma, não evitam o efeito de primeira passagem. Deve-se ressaltar o desconforto que a via retal pode proporcionar ao paciente. Além disso, a absorção retal costuma ser irregular e incompleta e muitos fármacos provocam irritação da mucosa retal. É conveniente mantê-los na geladeira para não dissolverem com o calor. Solicita-se a cooperação do cliente , e explica-se o procedimento , o cliente deve estar relaxado, em geral orientamos a aplicação o cliente procede ele mesmo a colocação , quando há impedimento de o mesmo faze-lo , colocamos.

4- Administração Parenteral: A administração parenteral de fármacos possui algumas vantagens claras em relação à via oral. Por ser mais ligeira e mais previsível. Além disso, a dose eficaz pode ser determinada de forma mais precisa. Na terapia emergencial , esse tipo de administração é valioso.

A injeção do fármaco suas desvantagens. Pode acontecer de ter uma injeção intravascular acidental, a injeção pode vir acompanhada de forte dor e, às vezes, é difícil para um paciente injetar o fármaco em si mesmo se for necessária a automedicação. Os custos em relação a este tipo de intervenção são outra consideração importante. A droga pode também ser impedida de ser administrada pela via parenteral, por ter suas próprias características, ou pelas condições do cliente.

Retirar o invólucrolubrifique

Empurrar lentamente e profundo para não sair,pois vai ser absorvido Anatomicamente como ficará

Como colocar o supositório

5- Intravenosa: a concentração que queremos atingir deste fármaco no sangue é obtida com uma precisão e rapidez que não são possíveis com outros procedimentos. Características são essenciais para que uma substância possa ser injetada pela via intravenosa: - não ser hemolítica;

- não ser cáustica;

- não coagular as albuminas;

- não produzir embolia ou trombose;

- não conter pirogênio;

Em relação às condições do paciente, podemos citar: - a dificuldade de se encontrar veias adequadas à picada;

- a presença de tecidos com muitos hematomas ou mesmo feridos;

- a intensa dor sentida pelo paciente à aplicação, devida a sua doença ou outro motivo.

É provável que ocorra reações desagradáveis, na aplicação via venosa.

Porém da feita que é injetado o medicamento, não há como retirá-lo. Injeções intravenosas dadas de forma repetida dependem da capacidade em manter uma veia permeável. A injeção intravenosa deve ser administrada lentamente e com monitorização constante das reações do paciente.

É importante que a aplicação de drogas dependa, das condições que citamos, do equipamento e do "aplicador", seja qualquer profissional de saúde: médico, enfermeiro ou outro profissional da área de saúde. O equipamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com