TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicamentos Para Diabetes

Artigo: Medicamentos Para Diabetes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

METFORMINA

Ações terapêuticas.

Hipoglicemiante oral.

Propriedades.

É um hipoglicemiante oral do grupo das biguanidas. Apresenta boa absorção oral, com uma meia-vida plasmática de eliminação de 3 a 6 horas. Mecanismo de ação: aumento do número de receptores de insulina.

Indicações.

Diabetes não dependente de insulina, especialmente em obesos e em hiper-sensíveis às sulfonilureias.

Posologia.

Dose usual: 1.000 a 1.500 mg/dia. Dose máxima: 2.500 mg/dia. Após 2 semanas é conveniente ajustar as doses em função dos controles glicêmicos.

Reações adversas.

Náuseas, pirose, vômitos e diarreia. Sabor metálico. Existe risco de acidose lática, mais frequente em idosos e pacientes com insuficiência renal, sendo menor do que com a fenformina.

Precauções.

Se for indicada a pacientes insulinodependentes, a glicemia deve ser monitorada antes de se modificar a dose de insulina.

Interações.

A metformina pode reduzir a absorção de vitamina B 12.

Contraindicações.

Insuficiência renal. Condições hipóxicas (insuficiência cardíaca grave, insuficiência respiratória, infecções agudas). Etilismo. Gravidez. Pré-operatório e pós-operatório. Hipersensibilidade à metformina.

GLIMEPIRIDA

Ações terapêuticas.

Hipoglicemiante oral.

Propriedades.

É um hipoglicemiante, derivado das sulfonilureias, que promove o aumento da secreção de insulina por parte das células beta das ilhotas pancreáticas. Além disso, foram indicados outros mecanismos como a diminuição da glicogenólise e da gliconeogênese hepática, aumentando ao mesmo tempo a sensibilidade dos tecidos extrapancreáticos à insulina. Possui uma boa, rápida e completa absorção digestiva após sua administração por via oral. Sua principal forma de biotransformação metabólica é realizada em nível do fígado, para ser excretada por via renal e biliar.

Indicações.

Diabetes mellitus não-insulinodependente (do tipo II) do adulto em indivíduos que não podem estabilizar sua glicemia adequadamente mediante dieta, exercício físico e diminuição de peso.

Posologia.

A dose inicial aconselhada é de 1 mg uma única vez por dia. Essa dose pode ser aumentada gradualmente segundo os seguintes incrementos: 2 mg, 3 mg, 4 mg, 6 mg e 8 mg. A ingestão da medicação deve ser realizada imediatamente antes do café da manhã ou, em caso de não tomar café da manhã, antes da primeira refeição principal. É importante não suprimir refeições depois de ter recebido o fármaco quando a resposta ao mesmo diminui. É necessário lembrar que poderia ser necessário um ajuste posológico naqueles pacientes que variam seu peso ou estilo de vida.

Reações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com