TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo

Artigos Científicos: Memorial Descritivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

MEMORIAL DESCRITIVO

OBJETIVO

Este memorial tem por objetivo, esclarecer todas as etapas construtivas e a fixação das condições técnicas gerais e especificadas para a instalação e desenvolvimento da obra e os serviços de execução.

1. SERVIÇOS PRELIMINARES

1.1. Serviços técnicos

Será efetuada sondagem do terreno para determinação do dimensionamento das fundações. Os concretos serão submetidos a controles e ensaios tecnológicos em conformidade com as Normas Brasileiras.

1.2. Locação da Obra

Quando da implantação do gabarito, para a locação da obra, o terreno deverá se apresentar suficientemente limpo e desimpedido para a colocação das estacas de posição.

1.3. Movimento de terra

Movimento da terra a ser executado, deverá obedecer rigorosamente às cotas de projeto. Os aterros, quando houver, deverão ser executados com terra limpa, que não seja orgânica, isenta de tocos e raízes, devendo a mesma ser espalhada em camadas de até 20 cm, sucessivamente e cuidadosamente molhadas e compactadas.

1.4. Instalações Provisórias

Será implantado canteiro de obras dimensionado de acordo com o porte e necessidades da obra.

1.5. Limpeza permanente da obra

Durante a execução, até a entrega definitiva da obra, a mesma será mantida permanentemente limpa.

1.6. Segurança e higiene dos operários

A obra será suprida de todos os materiais e equipamentos necessários para garantir a segurança e higiene dos operários.

2. INFRAESTRUTURA

2.1. As fundações serão executadas com brocas de concreto armado composto por cimento, areia grossa, brita 1. As brocas deverão ter 3,00 metros de comprimento, Ø=25cm e fck=15MPa

2.2. Vigas baldrame: Serão usadas vigas de 0,25x0,35m

3. SUPERESTRUTURA

3.1. Forma: As formas a serem utilizadas para todas as peças estruturais de concreto armado serão de forma de tábua de pinho (tábua de 1x12’’, c=1,00m e sarrafo de 10x2,5cm, c=0,50m). A fixação dos elementos será feita com pregos (18x27).

3.2. Armadura: Serão em aço CA-50A (½’’) e arame recozido.

3.3. Concreto: O concreto a ser utilizado terá resistência mínima de 20,0 MPa, controle “b”, composto por cimento, areia grossa, brita1 e brita 2. Antes do lançamento do concreto, as formas deverão ser limpas, molhadas e perfeitamente estanques, a fim de evitar a fuga da nata do cimento. Quando o concreto for preparado no próprio local das obras, o mesmo deverá ser feito mecanicamente, observando-se o tempo mínimo de mistura necessário, contado a partir do lançamento de todos os componentes na caçamba. A descarga do concreto deverá, sempre que possível, ser realizada diretamente nas formas, caso haja necessidade de meios de transportes intermediários, deverão ser tomadas precauções para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com