TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Menia

Monografias: Menia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 11

Vimos que a questão da cidadania está intrinsecamente ligada à luta empreendida pelos diversos grupos e movimentos sociais em busca de direitos. Neste sentido marque a alternativa INCORRETA.

A - ( ) A cidadania se constrói somente por decretos ou intervenções externas, programas ou agentes pré-configurados. Ela não se constrói como um processo interno, no interior da prática social em curso.

B - ( ) A educação está inserida na dinâmica dos movimentos.

C - ( ) Os movimentos culturais de jovens, os movimentos de solidariedade e apoio a programas com meninos e meninas nas ruas são exemplos de movimentos sociais pela educação.

D - ( ) Diversos tipos de movimentos tiveram dificuldades em se organizar.

E - ( ) A educação se constrói no processo de luta que se constitui em um movimento educativo.

D

E

B

C

A

Vimos por meio dos nossos estudos, que quando as sociedades já estavam organizadas em cidades, a tarefa educativa passou a ser de responsabilidade de organizações montadas para tal fim. Temos, a partir de então, a educação informal e a formal que com o passar do tempo se intelectualizou, estando à disposição somente dos filhos bem nascidos que vão aprender a leitura, a escrita e, mais tarde, a gramática, a eloquência e a retórica. Nesse sentido, marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

( ) Ao longo do tempo, a cultura foi aperfeiçoada e transmitida para as novas gerações por meio dos processos de ensino, evidenciando a necessidade de oferecer aos mais jovens o conhecimento produzido e acumulado historicamente, bem como os valores éticos, estéticos, morais e religiosos.

( ) Nas comunidades primitivas a divisão do trabalho tornou-se necessária e, quanto mais a comunidade se desenvolvia, mais especializadas e complexas se tornam as tarefas. Nesse contexto, também a educação sofreu alterações, legando a transmissão do conhecimento e dos valores culturais às instituições de ensino.

( ) Na educação formal, a escola, como instituição autônoma, tende a resistir às demandas históricas, culturais e econômicas da sociedade, a fim de transmitir, com neutralidade, os conhecimentos produzidos e acumulados historicamente.

( ) Nas sociedades primitivas, a família e a comunidade eram responsáveis por transmitir para as crianças toda sua herança cultural.

( ) Ao optarem pela vida em comunidade, as sociedades de agricultores e criadores de gado se organizaram em tribos, grupos que viviam em hierarquia, vinculados por laços de parentesco, com regras de convívio, direitos e deveres, cultivando expressões linguísticas próprias, bem como uma cultura comum ao grupo – que mais tarde iria identificá-lo em relação aos demais.

Marque a sequência correta:

V, F, F, V, V;

V, V, F, F, V;

F, F, V, V, F.

V, V, V, F, F;

F, V, V, F, F;

• 1. www.odiferencialconcursos.com.br 1 “O que você quiser da vida, a vida lhe dará, se você fizer a sua parte.” Ano 2012

• 2. www.odiferencialconcursos.com.br “Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes.” (Lucas 16,10) “E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?” (Lucas 16,12). Regras para uso desta apostila É proibida a distribuição de arquivos protegidos por direitos autorais. Portanto, é proibida a distribuição desta apostila por qualquer meio. Ela serve apenas para uso pessoal. Denuncie: odiferencialconcursos@gmail.com SUMÁRIO • Apresentação..........................................................3 • Questões..................................................................4 • Respostas............................................................182 • Bibliografia...........................................................356 2 “O que você quiser da vida, a vida lhe dará, se você fizer a sua parte.” Ano 2012

• 3. www.odiferencialconcursos.com.br APRESENTAÇÃO O mundo dos concursos públicos tem ganhado uma importância cada vez maior a cada ano que passa. É surpreendente o número de pessoas que concorrem todos os anos às oportunidades de emprego estável, boas condições de trabalho e salários. O estudo por meio de resolução de questões é extremamente importante para o entendimento e a fixação da matéria. Por vezes, a leitura de um livro, apostilas, textos, a princípio parecem fáceis, porém, ao se deparar com o caso concreto, surgem as complicações. Nada melhor do que resolver questões, principalmente quando estas possuem comentários objetivos e de fácil compreensão, retirados de livros de renomados autores. A apostila de 500 Questões Comentadas de Conhecimentos Pedagógicos é mais um instrumento colocado à disposição do professor para auxiliá-lo no alcance de seu objetivo, ou seja, aprovação num concurso público. Nunca é demais frisar que é a prática de exercícios que fixa o conhecimento e prepara o candidato para reconhecer as armadilhas preparadas pelas bancas organizadoras dos certames, pois muitas vezes conhecer determinado assunto não é suficiente para assimilar a forma como este conhecimento é cobrado nas provas. A quantidade de questões aliada à qualidade, rapidez no envio e ao compromisso de conduzir o candidato ao sucesso representam todo nosso diferencial. Wilma G. Freitas 3 “O que você quiser da vida, a vida lhe dará, se você fizer a sua parte.” Ano 2012

• 4. www.odiferencialconcursos.com.br QUESTÕES 1. Considerando as reflexões de Tardif e Lessard a respeito dos fins do trabalho docente, analise as seguintes afirmativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com