TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercosul. NAFTA

Tese: Mercosul. NAFTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Tese  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

MERCOSUL

O mercado comum do sul (MERCOSUL) foi criado em 26/03/1991, porem já existia na década 80 vários acordos comerciais entre Brasil e Argentina com o objetivo de integração entre esses dois países. Estes acordos vieram a ser um esboço do que seria o atual grupo econômico MERCOSUL.

Formado por Argentina, Brasil, Uruguai, Venezuela e Paraguai ( este ultimo esta suspenso temporariamente devido ao impeachment do presidente Fernando Lugo, devendo retornar em abril, quando ocorrem as eleições no país).Os outros países da America do Sul (Peru, Chile, Bolivia, Colômbia e Equador) são apenas associados ao MERCOSUL.

A partir de 1995, com a instalação da zona de livre comercio entre os países membros, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países podem ser comercializadas sem tarifas comerciais. Existem alguns produtos porem, que não entram neste comercio devido a questões estratégicas ou por não existir uma legislação local especifica.

Ainda existem algumas divergências entre os países membros, principalmente entre Brasil e Argentina. Por exemplo, temos em 1999, quando a Argentina criou barreiras para a entrada de tecidos de lã e algodão produzidos no Brasil, e começou a exigir selo de qualidade nos sapatos vindos do Brasil. Isto fez com que o Brasil recorresse ao OMC (Organização Mundial do Comercio), afim de solucionar este entrave imposto pelo nosso vizinho.

O objetivo da formação de um bloco econômico é fortalecer os países membros perante os outros grupos econômicos presentes no mundo. Quando uma quantidade de nações formam um grupo, eles passam a ser visto como um só, e isso faz com que suas vontades sejam mais fortes perante aos países e/ou grupos mais desenvolvidos.

NAFTA

O NAFTA (North America Free Trade Agreement) iniciado em 1988 por norte-americanos e canadenses por meio de um acordo de liberação econômica assinado em 1991, em 1992 o bloco recebeu a adesão dos mexicanos.

Entrou em vigor em 1994 com o prazo de 15 anos para total eliminação da barreira alfandegária entre os três países, estando aberto para todos os estados da América Central e do Sul.

Tem como objetivo facilitar as transações econômicas entre esses países, assim como, deter as taxações sobre a circulação de mercadorias e produtos.

Não visa integração total de seus países membros como alguns outros blocos econômicos, e sim a criação de uma área livre de comércio entre esses países restringindo-os ao setor comercial.

Após a criação desta área livre, e a NAFTA posto fim as barreiras alfandegárias, criado regras de proteção e leis financeiras iguais para todos os países, não foram todas as mercadorias que recebiam redução de tarifas, visto que os envolvidos ainda temiam algumas conseqüências do tratado.

O México com medo do desemprego na população, devido à automação das indústrias locais com pouca tecnologia se comparada com EUA e Canadá, e a falência das mesmas que não poderiam concorrer com as bem maiores.

Já nos EUA e Canadá com receio que as indústrias se transferissem para o México em procura de mão de obra barata, o que também ocasionariam uma onda de desemprego.

Ao contrario

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com