TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metafisica

Tese: Metafisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Tese  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

1- A questão fundamental é “o que é”, pois leva o invidivíduo a se questionar como funciona determinadas situacões e devido a curiosidade.

2- Essa pergunta tem dois significados, o primeiro seria que pergunta-se o que existe referindo-se a realidade. O outro significado seria a chegar a uma conclusão da essência das coisas.

3- Ela investiga as scausas primeiras de tudo o que existe

4- Podemos dividir os principais períodos da metafísica em três:

Período em que aparece Platão e Aristóteles(séculos IV e III a.C) até David Hume(século XVIII d.C);

Periodo de Kant(século XVIII) até a fenomenologia de Husserl(século XX);

A metafísica ou ontologia contemporânea que comecou apartir dos anos 20 do século XX

5- As características do primeiro período da metafísica seria que ela investiga o que é ou existe e também a realidade em si, tem em foco um conhecimento racional, ela possui um conhecimento sistematico, ou seja, ela precisa fatos coesos, formando um sistema coerente de ideias. Ela exige a diferença entre ser e parecer ou entre a realidade e aparência, pois para alguns filósofos a pensamentos distintos.

6- Hume diz que a os conceitos da metafísica nao se relaciona com a realidade externa e que esses conceitos são meros nomes gerais para as coisas.

7- Pois para Kant a palavra crítica é o estudo das condições de possibilidade de conhecimento verdadeiro, por isso Kant propõe que a metafísica seja uma crítica da razão pura teórica.

8- A metafísica contemporânea que agora é chamada de ontologia tem como as principais caractéristicas: investigar os diferentes modos dos entes ou os seres existem, o singnificado desses entes ou seres.

9-“ O que é a realidade que nosso pensamento conhece?”, isso significa que a pergunta tem como objetivo a existência da realidade externa do pensamento.

10- Por causa de tais perguntas como : “Por que existe?” ou “ Como é que existe?”, ou seja, tantas perguntas para uma conclusão de tantas coisas no mundo que são ordenadas e constantes e a cosmologia é a busca dessas explicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com