TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metalissima

Tese: Metalissima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Tese  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: O mundo, hoje, atingiu um nível de desenvolvimento e integração que a necessidade da utilização de aparelhos eletrônicos se tornou quase inevitável. Tal fato fez surgir uma discussão que tangencia necessariamente a maneira de como se devem tratar as fontes de energias que sustentam as atividades permanentes desses aparelhos, sistematicamente delimitas, portanto, às Pilhas e Baterias.

Percebe-se que as pilhas e baterias, usadas hoje no mercado, demandam uma associação de metais pesados que, quando descartados inadequadamente, causam efeitos desastrosos ao meio ambiente além de terem uma vida útil, essencialmente, curta. Visando uma melhoria em relação ao Custo e Benefício, procura-se, através desse trabalho, desenvolver um estudo focado no aprimoramento e desenvolvimento de pilhas e baterias que possuem um alto potencial de transformação de energia química em elétrica, ou seja, maior eficiência, agregados aos princípios básicos do desenvolvimento sustentável.

Palavras Chaves: Pilhas e Baterias, Inovação, Meio Ambiente

letrônicas, “walk-talks”, barbeadores, câmaras fotográficas, filmadoras, telefones celulares, computadores, aparelhos de som, instrumentos de medição e aferição, equipamentos médicos etc. Ao mesmo tempo, aumentou muito a demanda por pilhas e baterias cada vez menores, mais leves e de melhor desempenho. Consequentemente, existe atualmente no mercado uma grande variedade de pilhas e baterias a fim de atender às inúmeras exigências. A compreensão dos princípios de funcionamento dessa grande variedade de pilhas e baterias é uma tarefa difívil e requer, muitas vezes, um conhecimento profundo e multidisciplinar, já que vários destes sistemas eletroquímicos empregam tecnologia avançada.

Apesar disto, pretende-se abordar primeiramente aqui, da forma mais simplificada possível, o funcionamento das pilhas e

Por outro lado, dado que algumas das pilhas e baterias disponíveis no mercado usam materiais tóxicos, muitos países, inclusive saúde humana e ao meio ambiente que estes sistemas eletroquímicos apresentam. Neste sentido, o Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA publicou no Diário Oficial da União de 22 de julho de 1999 a Resolução n° 257, disciplinando o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias usadas, no que tange à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final. Tendo em conta o exposto acima, também será mencionado aqui, para cada uma das pilhas e baterias abordadas, o risco que representam aos seus consumidores e ao meio ambiente.

Durante o desenvolvimento do trabalho, também será apotado as inovações e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com