TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodolgia

Artigo: Metodolgia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 7

Célia Cristina de Abreu Ferreira

Lilian Ribas Gomes Alvarez

Maria Parecida da Silva Leite

Novembro

2013

SUMARIO

1. ENTENDENDO O QUE É METOLOGIA

Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.

Da mesma forma temos outra definição, mas que trás em si o mesmo significado: Etimologicamente, considerando a sua origem grega, a palavra metodologia advêm de methodos, que significa META (objetivo, finalidade) e HODOS (caminho, intermediação), isto é caminho para se atingir um objetivo. Por sua vez, LOGIA quer dizer conhecimento, estudo. Assim, metodologia significaria o estudo dos métodos, dos caminhos a percorrer, tendo em vista o alcance de uma meta, objetivo ou finalidade.

Simplificando entende-se que metodologia do ensino é em sua concepção o estudo das diferentes trajetórias planos e vivencias dos educadores/professores que orienta e direciona seu trabalho no processo de ensino-aprendizagem em função de certos objetivos ou fins educativos e formativos.

Em nossa formação nos professores nos deparamos com várias metodologias de ensino , tanto em nossa aprendizagem, quando lembramos que já passamos pela séries iniciais de ensino, como em nossa em nossa formação profissional onde estudamos e avaliamos as melhores técnicas de ensino aprendizagem para o desenvolvimentos de nossos alunos.

2. TIPOS DE METOLOGIAS

Dentre elas temos destaca-se as metodologias do ensino:

• Na concepção tradicional de educação;

• Na concepção escolanovista de educação;

• Na concepção tecnicista de educação;

• Na concepção crítica de educação;

• Na concepção histórico-dialética de educação.

Assim em breve palavras, esclareceremos as concepções de cada uma delas, segundo a visão de vários autores.

2.1 . Metodologia do Ensino, na concepção tradicional de educação

Para VEIGA, a concepção tradicional de educação enfatiza a visão de que metodologia do ensino consiste num artifício que permite ensinar tudo a todos, de forma lógica. Lógica esta que seria própria das inteligências adultas, plenamente amadurecidas e desenvolvidas, e que possuem uma certa posição de classe (cientistas, filósofos, pesquisadores, etc.).

Já TITONE (1966), o formalismo metodológico prestou notáveis serviços à metodologia na organização lógica do processo de instrução, mas conserva os defeitos essenciais, tais como o seu intelectualismos unilateral e abstrato, pois, nesta visão, ao educador não interessam nem os conteúdos, nem os sujeitos, nem os contextos, em que uma determinada prática educativa acontece. Nenhum dessses tres elementos são considerados estruturantes do método didático.

Dessa formas entendemos que a educação tradicional é um conjunto padronizado de procedimentos destinados a transmitir todo e qualquer conhecimento universal e sistematizado. na escola tradicional a iniciativa cabia ao professor que era, ao mesmo tempo, o sujeito do processo, o elemento decisivo e decisório.

2.2 . Metodologia do Ensino, na concepção escolanovista de educação;

Para SAVIANI, na pedagogia nova a iniciativa desloca-se para o aluno, situando-se o nervo da ação educativa na relação professor-aluno, portanto a relação interpessoal, intersubjetiva... (, 1995, p.24).

A Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino que desenvolveu-se na primeira metade do século XX . No Brasil a Escola Nova sofreu impactos de transformações econômicas, políticas e sociais.

A concepção de educação escolanovista faz de alguns princípios (individualidade, diferenças individuais, rítmos diferenciais, potencialidades individuais e liberdade) os pilares que vão sustentar a sua concepção de metodologia do ensino.

Visando o desenvolvimento e as potencialidades dos educandos, tem como princípios:

• Atividade (no sentido de aprender fazendo, experimentando, observando);

• Individualidade (considerando os rítmos diferenciais de um educando para outro);

• Liberdade e responsabilidade; da integração dos conteúdos.

A concepção escolanovista de educação chamados de métodos ativos

• O professor é um facilitador da aprendizagem, que auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo da criança;

• O aluno é um ser ativo;

• Avaliação: Valorização dos aspectos afetivos (atitudes) / ênfase na auto-avaliação

Método de Pesquisa ou Método da Descoberta:

1. Atividade;

2. Problema;

3. Levantamento de dados;

4. Formulação de Hipóteses Explicativas;

5. Experimentação

Na concepção escolanovista de educação, a metodologia do ensino é entendida, em síntese, como uma estratégia que visa garantir o aprimoramento individual e social.

2.3 . Metodologia do Ensino, na concepção tecnicista de educação

Enfatiza a profissionalização e modela o individuo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com