TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomua

Ensaio: Microeconomua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Ensaio  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

1- O que se entende por mercado? Com que critérios se pode classificar os mercados?

O mercado é uma forma de intercambio na qual se realizam compras e vendas de bens e serviços, colocando em contato o vendedor e o comprador.

Concorrência perfeita e concorrência imperfeita.

2- Que diferença existe entre um mercado de concorrência perfeita e um mercado oligopólio? E entre um monopólio e um oligopólio?

No mercado de concorrência perfeita existem muitos vendedores e muitos compradores, o que possibilita um maior contato entre o vendedor e o comprador, onde o vendedor faz sua oferta e o comprador suas pesquisas possibilitando outro vendedor de cobrir a oferta anterior.

Já no mercado oligopólio isso acontece com bem menos freqüência, existem poucos vendedores para muitos compradores possibilitando o vendedor de ter um controle maior sobre a produção e o preço de seus produtos.

7- Qual a diferença básica entre os mercados de concorrência perfeita e os de concorrência imperfeita?

Concorrência é uma forma de organizar os mercados que permite determinar os preços e as quantidades do equilíbrio. Quanto a isso, a concorrência perfeita, força os vendedores a reduzirem seus custos e tomar iniciativas para chamar a atenção dos compradores, por exemplo, as promoções e reduções de preços em determinadas épocas do ano. A concorrência imperfeita permite que os vendedores controlem a produção e venda desses produtos, já que por existirem muitos compradores para poucos vendedores, os compradores estão em uma posição de "obrigatoriedade" de comprar determinado produto de determinado vendedor.

8- Quais são as características básicas do monopólio? Explique cada uma elas.

Monopólio: Em linhas gerais,monopólio significa ausência de concorrência.

* Existência de um único fornecedor: o fornecedor de produtos pode impor qualquer preço a suas mercadorias ficando, entretanto, sujeito ao nível de vendas dele decorrente.

* Existem muitos compradores: Como geralmente o mercado compra tanto menos quanto maior for o preço, o monopolista fixa o preço que lhe dá maior lucro tendo em vista a relação entre custo e produção.

* Não existe substituto próximo: pode aumentar o preço já que é o único fornecedor. Além disso, se o monopolista não teme a entrada de nenhum concorrente, optará pelo preço que maximize o lucro puxando-o para cima. Por ser o “dono” do mercado, pode optar por fixar um preço suficientemente baixo para desestimular a entrada de qualquer concorrente. Por essa e outras razões, os monopólios não são muito bem vistos por grande parte dos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com