TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microfisioterapia

Artigo: Microfisioterapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Artigo  •  909 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

Microfisioterapia

È uma técnica francesa – em francês denomina-se MICROKINESITHERAPIE – elaborada por Patrice BÉNINI e Daniel GROSJEAN. Atualmente conta com cerca de 5.000 microfisioterapeutas atuantes na Europa, a maioria na França e na Bélgica.

No Brasil, a técnica começou a ser difundida em 2005, como um curso de extensão para médicos e fisioterapeutas, com duração de dois anos. Essa novíssima técnica manual é baseada na embriologia e filogênese, e propõe que a partir de micro palpações (o termo “micro” é utilizado pela fineza dos gestos) na pele, desencadeia um processo de autocura de lesões e traumas físicos, emocionais e tóxicos, evitando a degradação dos tecidos e estimulando suas funções.

Todos os seres vivos são concebidos para reagirem às agressões sofridas (resfriados, acidentes, perdas de familiares, viroses, enfim, todo tipo de agressão física e/ou emocional).

Mas, quando essas agressões ultrapassam o limiar de defesa do organismo, a vitalidade dos tecidos é alterada e surgem as várias doenças. Assim, através da Microfisioterapia, é possível restabelecer o equilíbrio do organismo, restaurando a vitalidade dos tecidos do corpo que foram afetados por algum trauma – seja uma torção, uma infecção por vírus, toxicidade, choque e/ou trauma emocional recente e congênito.

A Terapia baseia-se na descoberta de que todos os tecidos do corpo, do epitelial (pele) ao nervoso, guardam a memória dos traumas físicos, químicos e psíquicos que sofreram em qualquer fase da vida. A partir dessas inscrições no corpo, podem-se reencontrar e datar os acontecimentos que iniciaram o processo de desorganização de tecido ou um órgão, provocando o desenvolvimento de doenças.

Esse diagnóstico é feito por meio de micro palpações na derme e na epiderme. A ação do terapeuta é realizar, no tecido palpado, atos que simulem, em micro escala a origem do trauma e despertem os mecanismos de autocorreção. É semelhante à ação de uma vacina, que inocula o vírus em pequena quantidade que não causa a doença, mas faz o organismo produzir anticorpos; ou, ainda, como a diluição de um remédio homeopático.

Tècnicas da Microfisioterapia

Depois de uma anamnese rápida, o paciente se deita em uma maca. com toques suaves pelo corpo, o profissional consegue dizer datas importantes da vida da pessoa e problemas de saúde que estariam relacionados com este evento. Em seguida, massagens feitas com a ponta dos dedos e de maneira leve ajudam o organismo a apagar as cicatrizes internas espalhadas pelo corpo, responsáveis pelos sintomas negativos.

O tratamento relatado acima não tem nada de místico, sobrenatural ou espírita. O profissional em questão é um fisioterapeuta, que trabalha com uma técnica desenvolvida na França há mais de trinta anos, chamada MICROFISIOTERAPIA. "Tudo que acontece com a gente em nível tóxico, físico e emocional vai para o corpo, que guarda essas memórias e cria marcas que atrapalham o funcionamento das células e podem ser as prováveis causas de sintomas e disfunções. O especialista nessa área tem as mãos treinadas para descobrir essas memórias e desativá-las", afirma o fisioterapeuta Afonso Shiguemi Salgado.

Segundo ele, os eventos que trazem sofrimento em nossas vidas afetam nosso organismo e nossa saúde. "Sabemos que casos de psoríase, por exemplo, acontecem sempre depois de duas situações de perda grande para o paciente. O vitiligo também tem um fundo emocional importante e tende a surgir em locais do corpo que têm relação com um evento ruim", explica.

Estimulando os pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com