TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mileho E Feijão

Monografias: Mileho E Feijão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo:

A consorciação de culturas é o sistema de cultivo em que são plantadas duas ou mais espécies numa mesma área de terreno, de modo que haja interação entre as culturas no espaço e no tempo, ou, pelo menos, em parte do ciclo. Esse plantio foi importante para observarmos desde o nascimento ao desenvolvimento das culturas estudadas na sala.

O plantio que realizamos teve como objetivo avaliar o consórcio milho + feijão vigna (macassar) e seus efeitos sobre o rendimento de grãos, uso eficiente da terra, ocorrência de pragas e o potencial germinativo. O plantio foi realizado na horta do instituto federal baiano campus santa Inês, As espécies foram consorciadas em fileiras de feijão e ao redor as fileiras de milho. Não utilizamos nenhuma adubação, pois nosso cultivo foi uma testemunha para se observar o desenvolvimento dos outros cultivos não testemunha. Observamos a presença da lagarta-do-cartucho na cultura do milho apresentando variações nas folhas e no colmo do milho, já o feijão se desenvolveu bem e não apresentou pragas nem doenças, potencial germinativo do feijão foi 90% e o milho foi 40%.

Introdução:

Palavras-chaves:

Feijoeiro, associação, milharal.

Revisão de literatura:

O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem mexicana, já que a sua domesticação começou 7.500 a 12.000 anos atrás na área central da Mesoamericana. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo exceções a lisina e o triptofano.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Milho).

O feijão-fradinho, feijão-frade ou feijão-de-corda (Vigna unguiculata) é uma planta da família das leguminosas (Fabaceae), subfamília papilionoídea (Faboideae). São plantas geralmente anuais, erectas ou trepadoras, com caules estriados e glabrescentes, isto é, com tendência a perder os pelos que se dispõem na suas hastes.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Vigna_unguiculata)

Aspectos botânicos:

O Milho pertence a classe: Liliopsida, ordem: Poales, família: Poaceae, do gênero: Zea e da espécie: Zea mays

O milho é uma monocotiledônea de caule delgado, que pode chegar a dois metros de altura. Seu fruto é cilíndrico, com grãos de tamanho médio inseridos em fileiras no sabugo, formando espigas; e revestido por um pericarpo. É uma angiosperma originária das Américas e que, logo após o descobrimento deste território, foi levada para a Europa como planta ornamental, até ser conhecido seu valor alimentício. Atualmente, é o cereal mais produzido em todo o mundo.

O Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae (anteriormente, Leguminosae). O seu cultivo é bastante antigo. Há referências a ele na Grécia antiga e no Império romano, onde feijões eram utilizados para votar (um feijão branco significava sim, e um feijão preto significava não).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com