TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mineração de carvão

Projeto de pesquisa: Mineração de carvão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

Extração de carvão

A Usina compra carvão mineral de diversas Minas, principalmente da região Sul do país.

Transporte de carvão

Com 164 km de extensão em malha ferroviária, a Ferrovia Teresa Cristina se encarrega de transportar o carvão das Minas até a Usina.

Descarregamento de carvão

A descarga acontece através do vibrador de vagão, o vagão se posiciona em cima do sistema de vibração, ao abrir as escotilhas, o carvão cai devido a estrutura interna do vagão ser triangular. Com o vibrador de carvão ligado, é quase zero a quantidade de carvão que permanece no vagão. O carvão cai em cima de esteiras que trabalham em constante movimento e passam por dentro de campos que através do magnetismo removem materiais que podem ter vindo junto com o carvão mineral. Esses materiais removidos são pesados e é descontado do valor de carvão comprado.

Empilhadeiras de carvão

Das esteiras o carvão chega até as empilhadeiras que tem a função de estocar o carvão em grandes montes. São queimadas cerca de 300.000 ton/mês de carvão, sendo que o pátio possui estoque estratégico de até 2 meses.

Blendagem do carvão

A Usina recebe carvão de 33 minas diferentes, se cada mina de carvão fosse de uma cor, poderíamos ver as pilhas como na primeira figura (triangulo 1), uma mina sendo despejada em cima da outra. Isso cria um problema de controle de qualidade na produção, existem minas com uma qualidade de carvão maior do que o de outros (com baixo teor de cinzas e alto poder calorífico). Essa má qualidade afeta temperatura da caldeira, gerando menos energia do que deveria. Devido a esse problema é feito um processo indispensável, que é a blendagem do carvão.

Recuperadora de carvão

O trabalho da recuperadora é revirar o carvão com o objetivo de adquirir uma mistura homogênea na sua composição química. Exigido pelo laboratório e qualidade da Tractebel.

Silos de carvão

Do estoque, o carvão (ainda por esteiras), vai para o silo da caldeira aonde será queimado, o silo permanece quase sempre cheio, e é passado gradativamente o carvão para o próximo processo.

Máquina de limpeza de Silo(...)

Moinho de carvão

Os moinhos tem o trabalho de moer o carvão mineral ao estado de pó, para em seguida serem recebidos por sopradores de carvão e destinados à caldeira. Os sopradores são como grandes ventiladores que assopram o carvão em pó por dentro de tubulações até ser despejado na caldeira.

Caldeira

O início da combustão é dada pela combustão de óleo diesel, ao chegar numa certa temperatura, a caldeira começa a receber carvão por fendas na parede. Na figura dois mostra como é a caldeira do lado de fora. Essa estrutura ao redor da caldeira tem a função de auxiliar na manutenção quando necessário.

Turbina e gerador

O vapor fornecido pela queima do carvão movimenta as palhetas da turbina, que movimenta as paredes do gerador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com