TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miologiya

Seminário: Miologiya. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Seminário  •  2.665 Palavras (11 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 11

MIOLOGIA

Músculos da cabeça Origem Inserção Ação

Occipitofrontal Na margem supraorbital (osso frontal)

Inserção na gálea oponeorótica.

A sua ação é movimentar o couro cabeludo, enruga a fronte, eleva os supercílios e a pele do nariz.É o músculo da atenção,surpresa,horror e medo.

Temporopariental Fáscia temporal

Borda lateral da gálea aponeorotica.

Estica o couro cabeludo e traciona para trás a pele das temporãs.

Músculo da mastigação Origem Iserçâo Ação

Masseter Arco zigomático Ângulo da mandíbula Elevação e protação da mandíbula.

Temporal

Linha temporal (fossa temporal) Processo coronóide Elevação e retração da mandíbula.

Pterigoide medial Fossa pterigóide Ângulo da mandíbula Elevação da mandíbula

Pterigoide lateral Processo pterigóide Colo do côndilo da mandíbula Abaixa a mandíbula

Músculo da face Origem Inserção Ação

Levantador do lábio superior e da asa do nariz. Processo frontal da maxilar Divide-se em dois fascículos. Um se insere na cartilagem alar maior e na pele do nariz e o outro se prolonga no lábio superior. Dilata a narina e levanta o lábio superior

Levantador do lábio superior

Margem superior da órbita acima do forame infra-orbital, maxilar e zigomatico. Lábio superior e asa do nariz. Levanta o lábio superior e leva-o um pouco para frente.

Zigomático menor Superfície malar do osso zigomático. Lábio superior (entre o levantador do lábio superior e o zigomático maior) Auxilia na elevação do lábio superior e acentua no sulco nasolabial.

Zigomático maior Superfície malar do osso zigomático Ângulo da boca Traciona o ângulo da boca para trás e para cima (risada).

Risório

Fáscia do masseter Pele no ângulo da boca Retrai o ângulo da boca lateralmente (riso forçado).

Depressor do lábio inferior

Linha obliqua da mandíbula. Tegumento do lábio inferior Repuxa o lábio inferior diretamente para baixo e lateralmente (expressão de ironia).

Depressor do ângulo da boca

Linha obliqua da mandíbula. Ângulo da boca Deprime o ângulo da boca (expressão de tristeza)

Mentoniano

Fossa incisiva da mandíbula Tegumento do queixo Eleva e projeta para fora o lábio superior e enruga o queixo.

Transverso do mento Linha mediana logo abaixo do queixo Fibras do depressor do ângulo da boca. Auxilia na depressão o ângulo da boca.

Orbicular da boca

Parte marginal e parte labial. Rima da boca Fechamento direto dos lábios.

Bucinador Superfície externa dos processos alveolares da maxila, acima da mandíbula. Ângulo da boca Deprime e comprime as bochechas contra a mandíbula e maxila.

Músculo das pálpebras Origem Inserção Ação

Orbicular dos olhos Origina-se na palpebral. Insere-se na rafe da pálpebra. Fecha as pálpebras (fecha os olhos)

Corrugador dos supercilios Apresenta sua origem no osso frontal. Inserção na cútis dos supercílios. Eleva os supercílios e a fronte.

Procerus ou piramidal

Insere-se no osso frontal e na pele da glabela Sua contracçaõ desce a cabeça do supercílio provocando o pregueamento horizontal da pele.

Elevador Insere-se no anel de zinn no vértice da órbita e caminha por diante por debaixo do tecto orbita.

Músculos do nariz Origem Inserção Ação

Nasal Acima do dente canino e incisivo lateral. Possui uma inserção na ponta e asa do nariz. Como é responsável pelo movimento do nariz (asa do nariz) é expressão facial da emoção e estado de esforço.

Depressor do septo Apresenta sobre o dente incisivo medial. Inserção no septo nasal (cartilagem). Responsável pelo movimento do nariz(asa do nariz) ajudando na inspiração forçada.

Prócero

Origina-se do osso nasal (dorso) Insere na cútis ( na região da glabela) O movimento dos supercílios e da fronte, produzindo rugas no dorso do nariz e na fronte; reduzem o fuscamento da luz solar; franzem as sobrancelhas e atuam na expressão de concentração.

Músculos Do Pescoço Origem Inserção Ação

Digástrico Incisura mastoidea Insere na fossa digástrica situada na borda inferior da mandíbula. Atua na elevação do osso hioide e no abaixamento da mandíbula, permitindo abrir a boca.

Estilohioídeo No processo estiloide do osso temporal. Insere no osso hioide Elevar e retrair o osso hioide na deglutição e fixá-lo.

Miloíoideo Na linha do milo-hioíde da mandíbula Insere-se na sobre a borda superior do osso Hioíde. Elevar e protrair o osso hioide ou abaixar a mandíbula, se o ponto fixo for o osso hioide.

Genio-Hioídeo Na espinnha mental inferior Na face anterior do osso hióide Eleva o osso hioide, abaixa a mandíbula e eleva a língua.

Esternoióideo Manúbrio esternal e da extremidade medial da clavícula, ao lado do esterno. Insere-se sobre o corpo do osso Hioide. Age, abaixando o osso hioideo e auxiliando a deglutição.

Esterno tireoideo Da face posterior do manúbrio e das primeiras cartilagens costais. Insere-se sobre a lâmina da cartilagem da tireóide Abaixa a laringe após a deglutição.

Tireoideo No ponto de inserção do músculo procedente sobre a cartilagem tireoide. Insere-se sobre o carpo do corno maior do osso Hioide. Quando contraído abaixa este osso.

Omoióideo Corpo do osso Hioide. Insere-se na borda inferior do osso Hioide. Baixar o osso hioide.

Escaleno anterior Tubérculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com