TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modal Ferroviario

Pesquisas Acadêmicas: Modal Ferroviario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

Expresso de Manaus

Incrustada no coração da Amazônia, Manaus terá transporte coletivo de primeiro mundo, com ônibus expresso com ar condicionado

Abril/2001

Edição 19

A prefeitura já iniciou as obras de infra-estrutura com adaptação de vias

e paradas de ônibus e construção de novos terminais para embarque e desembarque, que deverão estar concluídas até o final do ano

Até o final deste ano, Manaus, capital do Amazonas, terá um sistema de transporte de primeiro mundo. A prefeitura irá implantar na cidade um dos mais modernos sistemas de transporte urbano de passageiros, perfeitamente adequado às suas condições típicas de metrópole tropical.

O projeto inclui a construção

de três mini rodoviárias

O projeto da prefeitura inclui a construção de corredores exclusivos de ônibus que vão cortar a cidade de ponta a ponta, reduzindo à metade o tempo de deslocamento entre os bairros e o centro, e a aquisição de ônibus articulados e biarticulados com ar condicionado.

"Enfrentamos temperaturas altas durante todo o ano. Por isso, o Expresso vem para trazer mais conforto aos passageiros e agilizar o tráfego", diz o prefeito Alfredo Nascimento.

Orçado em R$ 40 milhões, o Expresso de Manaus foi considerado referencial de solução viária mais atualizada para as grandes metrópoles. Por isso, começa a receber divulgação internacional a partir desta semana.

A informação partiu da assessoria de comunicação da Volvo, empresa sueca de veículos de massa, cuja sede no Brasil fica em Curitiba, que detém mais de 80% do mercado de articulados da América do Sul e é a única marca a oferecer chassis de ônibus com motores entre os eixos, configuração mais apropriada para esse veículo.

As características dos novos ônibus articulados, com câmbio automático, ar condicionado e suspensão a ar, são fundamentais para uma cidade de clima tropical, que registra temperaturas de 40 graus no verão.

"A administração municipal da capital amazonense escolheu um projeto eficaz que, por este motivo, está sendo adotado como exemplo", reitera o diretor de ônibus da Volvo, Oswaldo Schmitt.

Foi considerado referencial de solução

viária mais atualizada das grandes cidades

Segundo o vice-prefeito e secretário de Obras, Omar Aziz, a adoção do Expresso como solução para os problemas urbanos da cidade, além de se adequar à realidade de hoje, com a constante alta do dólar, possui execução bem mais simples. "Chegamos a pensar em adotar o metrô de superfície, mas isso se tornou inviável depois da desvalorização do real. Agora com o Expresso, basta adequar nossas avenidas para receber os três corredores viários e três mini-rodoviárias. As estimativas apontam a sua conclusão para o final deste ano", anuncia Omar Aziz.

O projeto do Expresso, que incluiu a construção de três mini-rodoviárias montadas em estrutura espacial, com lanchonetes, lojas, serviços públicos e pistas exclusivas para ônibus biarticulados com portas de ambos os lados, completam o cenário futurista que trará para Manaus um dos melhores sistemas de transportes coletivos do país, inspirado no modelo de Curitiba, porém mais atualizado e adaptado às necessidades da região.

A duplicação das avenidas por onde circularão os empressos começará nos próximos meses. As duas pistas centrais, nos corredores, serão exclusivas para os ônibus. Nessas pistas, os canteiros centrais serão as "paradas". Ou seja, o passageiro vai embarcar e desembarcar exatamente no mesmo lugar, mudando apenas o lado da plataforma.

Inicialmente serão adquiridos 138 ônibus com portas de ambos os lados, biarticulados - o que significa que carregarão três vezes mais passageiros que um veículo comum - e também serão climatizados.

A construção de corredores exclusivos permitirá aos ônibus cortar a cidade de ponta a ponta reduzindo pela metade o tempo de deslocamento

"Essas modificações não acontecerão de forma aleatória ou aventureira", esclarece o prefeito Alfredo Nascimento. Segundo ele, todas as intervenções de engenharia na cidade são acompanhadas por técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), que analisam o impacto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com