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Monocórdio

Por:   •  30/3/2015  •  Abstract  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

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PADRONIZAÇÃO PARA INSTRUTORAS

A ORIGEM DAS ESCALAS

        As escalas que conhecemos e utilizamos atualmente tiveram origem na Grécia Antiga (1.100 a. C. ). Os gregos acreditavam que a música tinha forte influência na moral e conduta humana. Pitágoras descobriu que os intervalos musicais se colocam de modo que admitem expressões através de proporções aritméticas. 

        O principal instrumento para o processo de descoberta musical foi o Monocórdio, com apenas uma corda, tocada normalmente com uma varinha (plectro). Existia ainda uma caixa de ressonância para “amplificar” o som e uma espécie de ponte que poderia ser movida alterando a altura (afinação) da nota. Era basicamente usado no estudo das relações entre as notas musicais, dividindo a frequência em partes matemáticas.

MONOCÓRDIO

[pic 1]

http://ecoflauta.blogspot.com.br/2011/10/monocordio.html

        Quando a corda era tocada uma nota soava numa frequência determinada. Ao dividir a corda no meio a frequência dobrava mas a nota permanecia a mesma, uma oitava acima. Quando a corda era dividida em três partes uma nova nota surgia, que conhecemos hoje como quinta justa, que soava muito estável e agradável quando tocada junto com a primeira:

[pic 2]                [pic 3]

http://www.ghtc.usp.br/server/Sites-HF/Lucas-Soares/monocordio%20de%20pitagoras.html

        Utilizando esta mesma lógica de afinidade a partir da nota Sol, foram determinadas todas as notas usadas em nosso sistema ocidental.

        As 5 primeiras notas do ciclo formam uma das primeiras escalas musicais que se tem registro: a ESCALA PENTATÔNICA (5 notas).

Dó + Sol + Ré + Lá + Mi

Colocando em ordem:   Dó   Ré   Mi   Sol   La   Do

Escala Maior Diatônica – possui 8 notas, são as quintas em sequência do ciclo das quintas de Pitágoras. Observe:

Quintas em sequência:   Fa   Do   Sol   Re   La   Mi   Si

Colocando em ordem:   Do   Re   Mi   Fa   Sol   La   Si   Do   (Escala de Do Maior)

A oitava nota é repetição da primeira.

CÍRCULO DAS QUINTAS

[pic 4]

GRAU

        Grau é a denominação que cada nota recebe, de acordo com a sua função na escala.

São oito: tônica/ supertônica/ mediante/ subdominante/ dominante/ superdominante/ sensível/ repetição da tônica

Ordem

Grau

Nome

I

Tônica

II

Supertônica

III

Mediante

IV

Subdominante

V

Dominante

VI

Submediante / Superdominante / Sobredominante

VII

Subtônica / Sensível

[pic 5]

As escalas tomam o nome de seu primeiro grau, ou seja, a tônica. Se a tônica for DO, a escala será de DO. Se for MI, a escala será de MI e assim por diante.

FORMAÇÃO DAS ESCALAS MAIORES

Conforme a localização dos tons e semitons, as escalas podem ser maiores ou menores.

MODO é, portanto, a maneira como são distribuídos os tons e semitons na escala.

Nas escalas maiores, os semitons encontram-se entre os III e IV e VII e VIII graus.

[pic 6]

Se dividirmos a escala em duas partes iguais, notaremos que as duas metades são idênticas em sua construção. Cada uma destas partes chama-se TETRACORDE. Tetracorde é um grupo de quatro sons formado por dois tons e um semitom. O primeiro tetracorde é separado do segundo pelo intervalo de um tom.

[pic 7]

Se tomarmos o segundo tetracorde da escala de DO maior (sol-la-si-do) e acrescentarmos um novo tetracorde (re-mi-fa-sol), teremos uma nova escala, a de SOL maior.         

Tomando-se o segundo tetracorde da escala de Sol maior, teremos o primeiro da escala de RE maior e assim são formadas todas as escalas com sustenidos, obedecendo a distribuição de tons e semitons.

Procedendo-se inversamente, isto é, tomando o primeiro tetracorde da escala de Do e acrescentando-lhe outro tetracorde na direção descendente, teremos a primeira escala com bemol: FA maior (com o SI bemol).

ESCALAS HOMÔNIMAS

Chamam-se Homônimas duas escalas que têm a mesma tônica e pertencem a modos diferentes. Ex:

        Si Maior                                                         Si menor

[pic 8]                [pic 9]

ESCALAS ENARMÔNICAS

São as escalas que possuem nomes diferentes, escritas diferentes, porém, mesmos sons. Veja:

                Sol Bemol Maior                                                Fa Sustenido Maior

[pic 10]                   [pic 11]

ESCALAS RELATIVAS

São aquelas que possuem a mesma armadura de clave e modos diferentes. Ex.:

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