TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mottivação

Seminário: Mottivação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

1.4... [ movimento de dentro para fora ] ...

Motivação não é um produto acabado, mas um processo que se configura a cada momento, no fluxo permanente da vida.

Motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa, é um motivo para a ação.

A motivação nos é absolutamente intrínseca, isto é, está dentro de nós, nasce de nossas necessidades interiores.

A motivação é contínua, o que significa dizer que sempre teremos, a nossa frente, algo a motivar-nos.

Por ser intrínseca, não é coerente dizermos que motivamos os outros a isto ou àquilo. Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos ou não. Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação.

1.4.1... [ exemplos opostos de motivação ] ...

Vejamos o caso de Romário e de Marcelinho Carioca no começo de 2003.

Ambos foram estimulados por propostas milionárias de clubes do Qatar – Al-Saad e Al Ettehad, respectivamente – a se transferirem para lá. Romário recebeu uma proposta de US$ 1,5 milhão por 100 dias no clube, e Marcelinho, de US$ 650 mil, por 60 dias. O primeiro aceitou e foi. O segundo recusou. Certamente, há estímulos secundários nas propostas, mas o que salta aos olhos é o dinheiro. Para um, foi motivador; para o outro, não.É comum não entendermos por que determinada pessoa não se sente motivada para fazer alguma coisa quando nós nos sentimos.

1.5... [ motivação na empresa ] ...

Nem sempre altos executivos compreendem por que os peões não vestem a camisa da empresa... por que faltam tanto ao trabalho... por que bebem e por aí afora.

Ora, os executivos ganham, normalmente, bons salários... têm secretárias... não marcam o cartão de ponto... se precisam ir ao médico, à escola dos filhos ou à academia de ginástica, abrem espaços em suas agendas de trabalho sem ter de dar satisfações a quem quer que seja.

Mais ainda... Os peões também não participam das decisões que os afetam... não podem atrasar-se ou faltar sob a pena de perderem parte do salário...

Não estamos discutindo aqui o motivo que leva o peão a faltar ao trabalho – doenças do filho, necessidades da família... – nem se o executivo precisa ou não relaxar porque toma decisões que põem em jogo a sobrevivência da empresa.

Não é esse o ponto.O que importa é que as situações que motivam os executivos estão ausentes da vida do peão e vice-versa.Logo, a energia, a força que impulsiona os executivos não é a mesma que instiga os peões.

1.6... [ diferenças individuais ] ...

Aqui Freud nos daria uma bela lição. Ele nos diria que são nossos conteúdos psicológicos – diferentes de pessoa para pessoa – que nos encaminham em determinada direção, embora tais conteúdos possam servir-se de fatores externos.

Alocamos mais tempo nas atividades para as quais estamos motivados.

O caráter de interioridade da motivação nos diz que ela é experimentada por cada pessoa, não sendo, portanto, generalizável.

1.6.1... [ questões básicas da motivação ] ...

A questão básica é...

Por que algumas pessoas se sentem altamente motivadas para realizar determinadas tarefas que a outras parecem enfadonhas, desinteressantes, ilógicas, malucas, muito certinhas, completamente sem parâmetros ou desprovidas de 'glamour'?Isso ocorre porque as pessoas têm valores diferentes, necessidades diferentes,interesses diferentes, organização familiar diferente, background cultural diferente, formação profissional diferente, enfim, uma históriade vida diferente que condiciona suas motivações.

1.7... [ síntese da unidade ] ...

competição entre empresas

· geração de inovação

· ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com