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Movimento De Reconceituação

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Por:   •  25/3/2014  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  459 Visualizações

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2.RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

O movimento de reconceituação nasceu no período da ditadura militar movido pelas pressões sociais e pela mobilização popular iniciando com a ideologia de práticas de desenvolvimento, acontecendo assim uma conscientização da categoria pela necessidade de construção e alternativas profissionais, ocorrendo uma transformação da sociedade brasileira onde a assistência social passou a ser empregada de forma a administrar a miséria social.

Representou uma tomada de consciência crítica e política dos assistentes sociais em toda a América Latina, não obstante, no Brasil as condições políticas em que ele ocorreu trouxe elementos muito diversos dos traçados em outros países

A profissão do Serviço Social hoje é muito admirada sendo vista como o médico da sociedade, pois seu profissional é politizado e bem dotado de conhecimentos cabendo ao assistente orientar a abertura e caminhos nos quais possa exercer seu autogoverno de acordo com seus valores, crenças, anseios e aspirações, compreendendo assim que mesmo diante de todas as limitações ainda existe a vontade de melhorar o exercício profissional.

O serviço social surgiu decorrente da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se como uma profissão dentro da sociedade, dotada de uma dimensão teórico-metodológica e técnico-operativa, indissociada das ordens éticas e políticas. Ele surgiu enquanto profissão no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social. Porém, para localizá-lo, faz-se necessário compreender esse contexto histórico de sua institucionalização, como também as influências teóricas que permearam sua gênese. (http://unipvirtual.com.br/material/2011/bacharelado/fund_hist_teo_met_servsoc/unid_2.pdf)

Aconteceram vários movimentos desde a época da ditadura até os dias atuais, foram às bases necessárias para atender a demanda da sociedade e o desejo do assistente social que buscava uma profissão com feições próprias.

Em março de 1967 aconteceu na cidade de Araxá um encontro que teve uma significação especial dentro do Movimento de Reconceituação, o que ocorre a partir do instante mesmo em que era redigido e publicado.

O documento entende a infraestrutura social como facilidades básicas, programas de saúde, educação, habitação e serviços sociais fundamentais e distingue da infraestrutura econômica e física. tinha como proposta, colocar o Assistente Social não apenas como meros executores das políticas sociais, mas como capazes de formulá-las e administrá-las, ou seja, rever a funcionalidade da profissão no contexto brasileiro.

Objetivo do primeiro Seminário foi à teorização da atuação dos profissionais promovendo a integração entre eles e do segundo seminário em Teresópolis como exigência da ditadura militar foi o roteiro de capacitação dos profissionais que possibilitassem atuarem junto aos órgãos do governo e as empresa multinacionais que aqui foram instaladas. Esta perspectiva modernizadora exigia atuação profissional como fonte intermediadora entre o estado monopolizador e as classes subalternas. (ARAUJO, 2012)

O Seminário de Teresópolis acontece no ano de 1970 no Rio de Janeiro, dando continuidade ao Seminário do Araxá. Seminário de Teresópolis, objetiva instrumentalizar o profissional de assistência social, para responder às demandas do regime ditatorial, por isso não busca uma nova organização da sociedade.

Seu objetivo foi de estudar a metodologia empregada dentro de um esquema científico e introduziram algumas mudanças na terminologia tradicional, ao contrário do seminário de Araxá, o de Teresópolis não produziu um documento final e o Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais, instituição responsável pelo evento, publicou os relatórios dos grupos de estudo que ali participaram. (ARAUJO, 2012)

Tem como metodologia utilizada, a investigação diagnóstica e a intervenção.

A investigação diagnostica, trata-se de levantar dados sobre as necessidades dos indivíduos, e as variáveis significativas de cada necessidade estudada, formula hipóteses e determina ações com base nas hipóteses formuladas.

O III Seminário de Teorização do Serviço Social foi realizado no Centro de Estudos de Sumaré, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, de 20 a 24 de novembro de 1978, tendo por tema: o Serviço Social e a cientificidade; o Serviço Social e a Fenomenologia bem como o Serviço Social e a Dialética.

O encontro de Sumaré registra o deslocamento da perspectiva modernizadora da arena central do debate e da polêmica e a disputar seus espaços e hegemonia com ressonância nos foros de discussão, organização e divulgação da categoria profissional. O desafio que ficou foi de discutir a construção do objeto do Serviço Social mediante um enfoque dialético que incorpore uma dupla perspectiva: a da ciência e a dos modos de produção das formações sociais e das conjunturas políticas.

Quanto ao Seminário do Alto da Boa Vista, houve uma maior preocupação de aproximar a prática atual e os conceitos apresentados nos Documentos elaborados nesses Encontros, buscando entender o contexto político e ideológico em que ocorrem, visando à melhor compreensão do Serviço Social e sua identidade histórica, sociocultural e política.

O Seminário do Alto da Boa Vista visa a acrescentar aos outros seminários realizados anteriormente os de Araxá, Teresópolis e Sumaré, mais questões sobre a construção metodológica do Serviço Social, sendo importante citar que as reflexões expressas nos seminários, especificamente o realizado no Alto da Boa Vista, são essenciais para a formação do pensamento crítico dos profissionais de Serviço Social, os quais através de novas formas de abordagem e práticas concretas serão também responsáveis pela forma de pensar crítica do povo brasileiro.

A realização dos seminários mencionados remete à preocupação dos profissionais do Serviço Social, que comprometidos com uma ação crítica nas práticas profissionais, conseguem ao longo da história, romper com a ideia paternalista da profissão desde sua origem, igualando-a a outras profissões no sentido de construir uma consciência crítica diante da realidade social, contribuindo com isso para a formação de

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