TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Ecológico

Artigos Científicos: Movimento Ecológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

Movimento ecológico

A poluição, o desmatamento, o tráfico de animais, o consumo desregrado, entre outros tantos problemas ambientais têm causado desequilíbrio em nosso planeta. Assim para contrapor essas questões preocupantes, em todos os países têm se fortalecido movimentos populares por meio de reivindicações visando à proteção do meio ambiente. O movimento ecológico que tem alcançado enorme sucesso em várias partes do mundo pela sua admirável capacidade de adaptação às condições de comunicação e mobilização da atualidade. O movimento ambientalista está embasado no trabalho das organizações de base (ONGs, associações de bairros, grêmios estudantis e etc.) e segue de modo geral um calendário próprio promovendo ao longo do ano uma serie diversificada de ações e eventos que são divulgados pela mídia. Através desses eventos, muitos dos quais bastante polêmicos, os ecologistas conseguem atenção de pesquisadores, governantes, empresários e da população em geral, transmitindo sua mensagem com grande audiência. Dessa maneira, em muitos países a presença constante de temas ambientais na mídia dotou o movimento ambientalista de um status maior do que de muitos outros.

Os movimentos ecológicos surgiram mundialmente na década de 1960, em decorrência da percepção da sociedade para os problemas ambientais como a degradação ambiental e a exploração descontrolada dos recursos naturais, pois se comprovou que essas causas geravam conseqüências assustadoras, comprometendo a vida de todos os seres vivos, inclusive de nossa espécie. A luta ecológica, nos últimos anos, pode ser distinguida nas suas varias tendências, ou caminhos distintos sendo percorridos pelos mais diferentes grupos. A “ecologia ambiental” tem como foco o meio ambiente, essa tendência ecológica tem maior preocupação com a preservação das espécies, florestas, rios e o equilíbrio ambiente. Um outro caminho adotado pelos movimentos ecológicos é a “ecologia social” que tem uma visão do todo e inclui o ser humano e sociedade na natureza.

Mesmo tendo muitas limitações devido à falta e recursos humanos e financeiros, os movimentos no Brasil e no mundo contribuíram com a defesa do meio ambiente evitando algumas ações perversas que trariam maiores danos ao planeta. O Brasil é o país da America latina em que os movimentos ecológicos nascem mais cedo e adquirem uma relevância maior até o momento.

Em alguns países desenvolvidos, especialmente na Europa, o movimento ambientalista tem possibilitado que militares e amantes da natureza ocupem crescente cargos políticos por meio de partidos verdes. Esses partidos adotam em seus discursos o compromisso com a causa ambiental, e que tem ganhado nos últimos anos maior dimensão no quadro político brasileiro.

A grande maioria dos ecologistas (exceto uma minoria romântica) é favorável a um desenvolvimento ecologicamente equilibrado que inclui a utilização prudente da maioria das tecnologias contemporâneas, rejeitando somente aquelas intrinsecamente predatórias. Nesse sentido, as propostas mais difundidas entre os ecologistas e que se refere ao desenvolvimento de tecnologias apropriadas, que reflitam a interdependência da humanidade com a Terra, são entre outras as seguintes: produção de energia flexível, que trabalha com ciclos do sol, da água e do vento; agricultura de regeneração, que reabasteça o solo e incorpore meios naturais de controle das pragas; fim da devastação das fontes de recursos naturais (renováveis e não-renováveis); drástico controle da poluição do ar, efetuado pelas indústrias e meios de transporte e redução dos “níveis aceitáveis” de exposição radioativa.

O movimento ecológico conta com apoio de diversas entidades que contribuem na preservação dos recursos naturais e do ambiente como um todo, entre elas estão: A Fundação SOS Mata Atlântica, que tem a missão defender as áreas de Mata Atlântica, preservar as comunidades que habitam a região e conservar seus riquíssimos patrimônios natural, histórico e cultural, através do desenvolvimento sustentado, o Instituto Sócio Ambiental (ISA) defende bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos, a Greenpeace que é uma organização global que atua para defender o meio ambiente através da conscientização das pessoas para que mudem seus hábitos, O WWF-Brasil que é uma organização dedicada à conservação da natureza, que orienta a sociedade a usar racionalmente os recursos naturais, a Conservação Internacional (CI) que trabalha para preservar ecossistemas ameaçados de extinção em mais de 30 países, distribuídos por quatro continentes, O Instituto Akatu que trabalha para mudar o comportamento da sociedade, em busca do consumo sustentável, O Instituto Ecoar que sua meta é trabalhar com a educação ambiental para reverter à degradação ambiental e implantar programas e projetos de florestas, recursos hídricos, cidadania e desenvolvimento local sustentável, entre tantas outras que provem ações em prol da natureza.

O movimento ecológico visa uma consciência mais abrangente no sentido de se desenvolver a noção de que uma diversidade de ações agressivas ao ambiente contribui, para o surgimento de disparidades sociais e irracionalidade na exploração dos recursos naturais. Portanto, diante das informações expressa pelos ecologistas consideramos que o movimento ecológico surge de uma iniciativa observadora do homem sobre o processo evolutivo no qual ele próprio utiliza os recursos fornecidos pela natureza para sua sobrevivência e muitas vezes pelo seu enriquecimento empresarial, no qual gera uma grande desigualdade no uso dos recursos naturais, e principalmente o uso descontrolado e irresponsável por parte da população. Em contraposição ao uso desregrado dos recursos, o movimento ecológico vem trabalhando com o objetivo de sensibilizar a população em geral da importância de preservarmos o meio ambiente.

...

Baixar como  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »