TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Especializados

Ensaios: Movimentos Especializados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  9.832 Visualizações

Página 1 de 8

Movimentos Especializados – Gallahue

Operações Formais – Piaget

Educação Física

Graduação - 1º Semestre - Matutino

Professora Marayl

Créditos:

André Lacerda

Dayana Mendes

Flávia Kamers

Guilherme Henrique

Kevin Miranda

Lidiane Fernandes

Marya da Luz

Marcus Vinícius

Randerson Siqueira

Introdução

Este trabalho apresenta uma síntese das características do conhecimento cognitivo do desenvolvimento da adolescência, decorrentes dos estudos de Piaget e Gallahue.

Tendo como objetivo mostrar a importância do desenvolvimento cognitivo do adolescente, dentro da perspectiva do período de Movimentos Especializados e Operações Formais, mostrando assim, o nível de pensamento e de conhecimento do adolescente.

Onde vemos que o período da adolescência, caracterizado por Piaget e Gallahue, é de grande importância para o desenvolvimento cognitivo-intelectual do indivíduo, visto que este é o momento que o jovem está refletindo, ou seja, levantando hipóteses sobre diversos tipos de conhecimento.

Fase dos Movimentos Especializados

A Educação Física tem seus valores focados para as atividades básicas e específicas. Seu estudo e, particularmente o conteúdo é o movimento, nas mais variadas formas, valorizando a capacidade motora, em sua evolução e a capacidade de dominar o corpo.

Conforme Gallahue, os movimentos estão divididos em 4 fases: Movimento Reflexivo, Movimento Rudimentar, Movimento Fundamental e o Movimento Especializado.

A fase especializada do desenvolvimento motor, é resultado da fase de movimentos fundamentais. Na fase especializada, o movimento torna‑se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos. Esse é um período em que as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas fundamentais são progressivamente refinadas, combinadas e elaboradas para o uso em situações crescentemente exigentes. Os movimentos fundamentais de saltar em um pé só e pular, por exemplo, podem agora ser aplicados a atividades de pular corda, ao desempenho de danças folclóricas e ao desempenho do salto triplo na pista e em competições. O aparecimento e a extensão do desenvolvimento de habilidades na fase de movimentos especializados depende de muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais. O tempo de reação e a velocidade do movimento, a coordenação, o tipo de corpo, a altura e o peso, os hábitos, a pressão do grupo social a que se pertence e a estrutura emocional são apenas alguns desses fatores. A fase de movimentos especializados tem três estágios:

1- Transição (7 ou 8 anos):

Combina e aplica habilidades de movimento fundamental à performance de habilidades especializadas no ambiente esportivo e recreacional. Ex: Andar sobre pontes de cordas;

2- Aplicação (11 e 13 anos):

Ênfase na habilidade, precisão e quantidade de aspectos da performance dos movimentos;

3- Utilização ao Longo da Vida (dos 14 nos em diante):

Uso do repertório adquirido de movimento através da vida. O nível de participação depende do talento, oportunidades, condições físicas e motivação pessoal.

A aquisição desses padrões fundamentais de movimento é de vital importância para o domínio das habilidades motoras. A Educação Física adquire papel importantíssimo a medida em que ela pode estruturar o ambiente adequado para a criança, oferecendo experiências, resultando numa grande auxiliar e promotora do desenvolvimento humano, em especial ao desenvolvimento motor e garantir a aprendizagem de habilidades específicas nos jogos, esportes, ginásticas e dança (Flinchum 1982, Harrow 1983, Tani 1988, Gallahue 1989 e Eckert 1993). Para que estas habilidades sejam desenvolvidas é necessário que se dê à criança oportunidades de desempenhá-las. O movimentar-se é de grande importância biológica, psicológica, social e cultural, pois, é através da execução dos movimentos que as pessoas interagem com o meio ambiente, relacionando-se com os outros, apreendendo sobre si, seus limites, capacidades e solucionando problemas. Pois como é comum encontrar indivíduos que, não atingiram o padrão maduro nas habilidades básicas, nas quais apresentam um nível inicial ou elementar, o que prejudicará todo o desenvolvimento posterior, ressalta-se assim, a preocupação que os profissionais de Educação Física deveriam ter em relação ao conhecimento sobre a aquisição e desenvolvimento dos padrões fundamentais de movimento, elegendo-o como foco principal para o desenvolvimento da Educação Física pré -escolar e séries iniciais no ensino fundamental.

Operações Formais

Esta Etapa de Operações Formais é caracterizada por uma dependência cada vez menor de objetos e fantasias para considerar problema e situações. O adolescente desenvolve a habilidade de formular conteúdos puramente abstratos, como elevados conceitos matemáticos e filosóficos, assim como a habilidade de aprender como aplicar as informações gerais necessárias à adaptação, e as informações específicas necessárias para uma ocupação.

Na visão piagetiana, a transição de um período a outro necessariamente provoca um desequilíbrio temporário que, posteriormente, dá lugar a uma superior de raciocínio.

Desta maneira, no início da cada etapa, verifica-se uma predominância da assimilação sobre a acomodação – o indivíduo incorpora a realidade às estruturas que já possui. Pouco a pouco, através de um processo gradual, as estruturas internas tornam-se adequadas à realidade, atingindo, assim, um equilíbrio maior.

Podemos perceber que neste período o pensamento lógico é no nível das operações formais abstratas, os jovens manifestam uma maneira mais flexível de manipular informação. Além de interiorizar a ação vivida, como a ocorrida na fase anterior das operações concretas, o adolescente é capaz de distanciar-se do mundo empírico. Nesta ocasião,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com