TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Exames: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA - I

Ao iniciar este Desafio de Aprendizagem da disciplina “Movimentos Sociais”, percebe a importância desta disciplina, pois traz pilares de grande relevância ao conhecimento sobre os movimentos sociais, que correm nos dias atuais com grande participação da sociedade a qual busca melhorias e desenvolvimento a certo objetivos.

Movimento Social se refere à ação coletiva de um grupo que se organiza e têm seus objetivos alcançados por meios dos embates políticos, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.

Podem objetivar a mudança, transição ou mesmo a revolução de uma realidade desigual a certo grupo ou classe social. Seja a luta por ideais e questionamento de uma determinada situação caracterizada pelos grupos de pessoas que se encontram em situações sociais, econômicas, políticas, religiosas entre outras.

Norberto Bobbio e Nicolau Mateucci, afirma que os movimentos sociais constituem tentativas – pautadas em valores comuns àqueles que compõem o grupo – de definir formas de ação social para se alcançar determinados resultados.

Cada um dos movimentos possuía uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira. No início do século XX, era muito mais comum a existência de movimentos ligados ao rural, assim como movimentos que lutavam pela conquista do poder político. Em meados de 1950, os movimentos nos espaços rurais e urbanos adquiriram visibilidade através da realização de manifestações em espaços públicos (rodovias, praças, etc.). Os movimentos populares urbanos foram impulsionados pelas Sociedades Amigos de Bairro - SABs - e pelas Comunidades Eclesiais de Base - CEBs. Nos anos 1960 e 1970, mesmo diante de forte repressão policial, os movimentos não se calaram. Havia reivindicações por educação, moradia e pelo voto direto. Em 1980 destacaram-se as manifestações sociais conhecidas como "Diretas Já”. Em 1990, o MST e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos, tais como os movimentos sindicais de professores.

Concomitante às ações coletivas que tocam nos problemas existentes no planeta (violência, por exemplo), há a presença de ações coletivas que denunciam a concentração de terra, ao mesmo tempo em que apontam propostas para a geração de empregos no campo, a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); ações coletivas que denunciam o arrocho salarial (greve de professores e de operários de indústrias automobilísticas); ações coletivas que denunciam a depredação ambiental e a poluição dos rios e oceanos (lixo doméstico, acidentes com navios petroleiros, lixo industrial); ações coletivas que têm espaço urbano como lócus para a visibilidade da denúncia, reivindicação ou proposição de alternativas. As passeatas, manifestações em praça pública, difusão de mensagens via internet, ocupação de prédios públicos, greves, marchas entre outros, são características da ação de um movimento social. A ação em praça pública é o que dá visibilidade ao movimento social, principalmente quando este é focalizado pela mídia em geral. Os movimentos sociais são sinais de maturidade social que podem provocar impactos conjunturais e estruturais, em maior ou menor grau, dependendo de sua organização e das relações de forças estabelecidas com o Estado e com os demais atores coletivos de uma sociedade.

Os Movimentos Sociais no Brasil traz um conceito sócio cultural, O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).

Brasil – Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.

Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres e nos dias atuais, o movimento social, enquanto um sujeito coletivo, não pode ser pensado fora de seu contexto histórico e conjuntural. Os movimentos Sociais continuam com forte presença neste novo século, lutando para construir ou preservar princípios e identidades construídas, embora elas, identidades, sejam móveis, variam segundo a conjuntura.

ETAPA – II

A democracia nos dias atuais está cada vez presente dando uma veracidade na participação, coletiva e até mesmo individual, provocando mais atuação e revolta aos que lutam diante dos movimentos sociais.

Ao debater a relevância importância da democracia que é de suma importância dentro do contexto que é trabalhado ou revindicado diante das situações vividas na atualidade. Traz autonomia e satisfação nas participações sociais que é revindicado. A democracia participativa e social, em que todos os cidadãos têm os direitos e oportunidades de expressões.

Também se pode dizer que movimentos sociais são “ações coletivas de caráter sócio-político e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas” (GOHN, 2003, p. 13) Enfim, trata-se sem dúvida, de um agir comunicativo, em que as ações coletivas são discutidas na esfera pública a partir dessa comunicabilidade. De acordo com Maria da Glória Gohn (2003, p. 18) há um novo projeto emancipatório e civilizatório por detrás dessa concepção que tem como horizonte uma sociedade democrática sem injustiças sociais. É inegável que o processo de democratização ocorreu e ocorre pelo desempenho dos movimentos sociais, posto que a própria redefinição da democracia emergisse de tal luta.

A partir das reivindicações dos movimentos sociais se vê expressada, também, a pluralidade de interesses, fator tão importante hoje em sociedades cada vez mais heterogêneas e multiculturais, onde ainda também se encontra o confronto da luta de classes, o qual fora tão combatido por Marx.

Hoje os movimentos sociais ganham força principalmente dentro das situações mais oprimidas, pois as articulações são participativas e democráticas, visando uma melhoria e propiciando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com