TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Artigos Científicos: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 12

Movimentos sociais são ações coletivas de grupos sociais, a fim de organizar e expressar suas demandas sociopolíticas e culturais, alcançando mudanças de acordo com seus valores e ideologias. Desenvolvem-se dentro de conjunturas específicas, por meio de diferentes estratégias de mobilização e organização, sem, no entanto serem considerados como um processo isolado, e sim, gerador de saberes e inovações socioculturais.

Os movimentos sociais atuais se caracterizam pela defesa das culturas locais, em resistência aos efeitos da globalização; pela orientação pública ao que deve ser da sociedade e está sendo desviado para interesses particulares; pela penetração em áreas até então de difícil acesso por outras entidades e instituições; e pela autonomia, como a capacidade de projetar e agir positivamente pelos interesses do grupo.

Observamos que os movimentos sociais no Brasil têm sua história marcada na década de 70 e parte da década de 80, pelo enfrentamento aos governos autoritários, pelas lutas pela liberdade e pela democracia.

Fonte: http://gilnoticia.blogspot.com.br/2012/03/em-busca-de-melhoria-nos-hospitais-de.html

Diante disso, podemos afirmar que um movimento social normalmente vem de condições adversas, pois as grandes mobilizações acontecem nos piores períodos, consequências de angústias e da falta de condições básicas para o povo sobreviver. A existência dos movimentos sociais é de fundamental importância para a sociedade civil enquanto meio de manifestação e reivindicação.

O movimento social é uma ação coletiva na perspectiva de caminhar para um processo de mudança. Esse processo pode abranger mudanças no campo individual e coletivo, conjuntural e estrutural, dependendo necessariamente de sua força e organização. Nascem principalmente pela percepção da necessidade de mudança.

Os movimentos sociais são de extrema importância, porque cobram mudanças, reivindicam transformações, mostram quando o povo não está satisfeito com as medidas adotadas por governantes, além de cobrar medidas quando necessárias. E o mais importante é que os movimentos sociais conseguem aproveitar o que a democracia tem de melhor, que é a liberdade de expressão.

“Mudanças na sociedade ocorrem a partir da ebulição dos movimentos sociais: contra o capital e o Estado”. (Karl Marx)

Ao analisar os movimentos sociais no Brasil verificamos que podem ser vinculados ao espaço urbano e/ou rural. Tais movimentos, quando se referem ao espaço urbano possuem um leque amplo de temáticas como, por exemplo, as lutas por creches, por escola pública, por moradia, transporte, saúde, saneamento básico etc. Quanto ao espaço rural, a diversidade de temáticas expressou-se nos movimentos de boias-frias (das regiões cafeeiras, citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra, arrendatários e pequenos proprietários.

Cada um dos movimentos possui uma reivindicação específica, no entanto, todos expressam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira.

A mobilização pública pode ocorrer por diversos motivos: para a geração de empregos no campo; ações coletivas que denunciam o arrocho salarial (greve de professores e de operários de indústrias automobilísticas); ações coletivas que denunciam a depredação ambiental e a população dos rios e oceanos (lixo doméstico, acidentes com navios petroleiros, lixo industrial).

As passeatas, manifestações em praça pública, difusão de mensagens via internet, ocupação de prédios públicos, greves, marchas entre outros, são características da ação de um movimento social.

Sem-teto invade prédio desativado do INSS no RJ Mobilização de estudantes por melhorias no ensino público.

As ações coletivas atuais, para a autora, seriam expressões concretas de ressiginificação do ideário iluminista, ancorado nos pilares da igualdade, fraternidade e liberdade: "a igualdade é ressignificada com a tematização da justiça social; a fraternidade se retraduz em solidariedade; e a liberdade associa-se ao princípio da autonomia – da constituição do sujeito, não individual, mas coletivo." (Gohn, 2010, p.16).

Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.

Vivemos uma época onde a informação é muito rápida e está cada vez mais acessível, mas ainda há quem não saiba sobre seus direitos, que não tenha acesso às informações básicas e quem nem ao menos saiba ler e escrever.

Em um país com dimensões continentais, as diferenças sociais são enormes e convivem lado a lado. Existem diferenças profundas, não obstante os muitos movimentos sociais terem lutado para a construção de uma sociedade melhor, essa estrutura social absurdamente desigual ainda persiste nos dias atuais.

Todos esses movimentos, no entanto, contribuíram para despertar a consciência dos problemas vividos e possibilitaram a participação da população com capacidade de continuar a organizar-se em movimentos sociais, de forma a consolidar e a ampliar os direitos sociais e políticos conquistados, por meio de um processo constante e contínuo.

Os movimentos sociais e a participação popular continuam sendo elementos fundamentais na ocupação dos espaços de luta por uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a cidadania sai do discurso e se constrói na prática através da conquista, consolidação e ampliação dos direitos.

As desigualdades não são apenas de cunho econômico, isto é, não só o rendimento é distribuído de forma desigual dentro das sociedades e entre as diferentes sociedades, outros fatores devem ser considerados também para a análise das desigualdades. Existem as desigualdades educacionais, no mercado de trabalho, quanto aos serviços de saúde.

Com todos estes fatores fica difícil imaginar uma situação social igualitária e atingindo toda população, mas o que deve ser levado em conta são as ações transformadoras que podem vir através da melhoria da educação. Mas uma educação que seja feita para alcançar mudanças de paradigmas e garanta a acessibilidade das pessoas mais marginalizadas. O que queremos dizer é que a mudança deve ser profunda para que não se corra o risco de se perder tudo que já foi conquistado e que a vontade de lutar, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com