TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  2.227 Palavras (9 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 9

HISTÓRICO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS

Baseado no livro de Glória Gohn, discute-se os Movimentos sociais e redes de mobilização civis. Entre eles destacamos alguns como: meio ambiente; urbano e rural -movimentos culturais e gêneros, gênero, etnia e gerações movimentos de demandas na área dos direitos; movimentos ao da questão da forma, mobilização e movimentos sociais: Área do trabalho, movimentos decorrentes de questão religiosa mobilização e movimentos sociais rurais; movimentos sociais no setor das comunicações; e movimentos sociais globais.

SÃO DESTACADAS 5 PONTOS DE DIFERENCIAÇÃO DOS MOVIMENTOS

1. Houve redefinição na sua própria identidade e qualificação do tipo de suas ações, Esta mudança está focada em pressuposto ideológico, como no passado, e mais nos vínculos de integração com esferas da sociedade, organizadas segundo critérios de cor, raça, gênero, habilidades e capacidades, bem como de conscientização e geração de saberes. Alem disso, os movimentos sociais da atualidade, entre políticos, programas e projetos discutem problematizam a esfera pública em vista a construção de novos modelos organizativos.

2. Os movimentos do passado possuíam o papel essencialmente universalizaste, uma vez que lutavam pelo direito a ter direito (pag. 17). Mas, hoje, o que se busca o reconhecimento e respeito às diferenças às demandas e característica populares reivindicatório.

3. Conforme Gohn aponta, disso decore uma inversão de papéis; ao estabelecer relações com os movimentos, ou seja, passará a sofrer forte influência e controle das estruturas políticas do Estado.

4. Com a alteração do formato das mobilizações neste milênio e a ampliação dos sujeitos coletivos estes movimentos sociais estão disposto em rede associativa, graças as novas tecnologias de comunicações.

5. Decorrente do alargamento de fronteiras dos conflitos, como questões migratórias e imigratório de acesso aos recursos estratégicos; água, energia, terra e etc. Estes deixam de eixos movimentos sociais, estado, incluindo corporações e outros agentes econômicos interessados.

3

A autora concluiu que os atores sociais responsáveis pelas ações coletivas; As ONGs reforçam a importância de nunca se dissociar o sujeito movimento social do seu contexto histórico para ela os movimentos sociais são, acima de tudo, entidades capazes de aprender sobre o mundo e sobre si, alterando e revendo suas demandas, propostas e parcerias.

Entretanto uma observação merece ser feita, fala do cenário das políticas públicas do Brasil.

(Este cenário criou um deslocamento de desigualdade econômica (com ênfase na renda) para a social ênfase nas características sociais e culturais) pode obscurecer o fato de que a distribuição de renda mínima continua sendo a “tabua da salvação” para o combate a pobreza, em oposição as políticas sociais universais, verdadeiramente pública.

A MÚSICA PRESO À LIBERDADE

A musica refere-se ao prisioneiro que perdeu sua liberdade e direitos civis, a liberdade de contemplar a beleza da natureza e também comparados aqueles que não tem direito de reivindicar com o dever bem em um pais que se diz democrático e todos preso a liberdade.

DEMOCRACIA

A democracia na sociedade brasileira foi introduzido no Brasil através da ampliação da participação política. E por muito tempo mantiveram a maioria da população fora do processo eleitoral. Desde a proclamação da republica em 1889 ate 1945 (era de Getúlio Vargas) o numero de eleitores foi somente 5% da população só a partir de 2006, perto de 70% da população tinha direito a voto. Houve evolução de consciência do eleitor com exigências das urnas eletrônicas e fiscalização da justiça eleitoral. Ainda assim não foi suficiente para acabar com as práticas clientelísticas no cotidiano político brasileiro.

Depois da constituição1988, o poder político civil deixou de ser vigiado pelos militares.

A democracia pode ser entendida de várias maneiras e podendo destacar duas delas, como já falamos dos processos eleitorais e a luta por direitos civis (políticos sociais que surgiu após a proclamação da republica e junto surgiram vários movimentos que procuravam criar espaço de participação política).

Os movimentos trabalhadores sempre estiveram a frente desse processo, principalmente na luta por melhores salários e condições de trabalho. Outros surgiram, mas sempre reprimidas, pois a questão dos direitos, por muito tempo, foi vista como caso de política ou concessão por parte do estado. Somente nos últimos anos os movimentos sociais tiveram espaços institucionais, quer por meios de leis ou por organizações que lutam pela garantia dos direitos. Pode-se dizer que no Brasil existem muitas leis que geram direitos, mas não são garantidos, por isso os grupos lutam e exige seus direitos.

A democracia no Brasil é algo muito recente e ainda está se consolidando. Ela continuará crescendo se as regras institucionais para as eleições e o exercício do poder forem ampliadas, para possibilitar a participação da população e se os movimentos sociais tiveram mais liberdade para lutar pela manutenção dos direitos fundamentais e a criação de novos direitos somente quando a população tiver educação de qualidade condições de vida social decente poderemos ter democracia no Brasil; Enquanto isso temos democracia “capenga”.

Os direitos e igualdade de ter acesso ao serviço público ter que ser impessoal, a constituição federal no nosso país, ter a garantia de acessibilidade ao serviço público é um direito fundamental do cidadão.

No direito administrativo em seu artigo 8° é requisito para investidura em cargos públicos; I Nacionalidade Brasileira, II Gozo dos direitos públicos III; questão com obrigações militares e eleitorais IV, Nível escolaridade ou habilitação legal exigida para o exercício do Cargo V, idade mínima de 18 anos, VI - aptidão física e mental.

Os poderes que todos recebem devem traduzir-se em beneficio e encargos iguais para todos os cidadãos, de nada valeria a legalidade, se não fosse marcada pela igualdade sendo que a igualdade é assim a primeira base para todos os princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com