TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Artigos Científicos: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  3.215 Palavras (13 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: Movimentos Sociais

Título:

Professora EAD

Professora

ACADÊMICAS:

Trabalho apresentado a Universidade Anhanguera

Como parte das exigências da disciplina de Movimentos Sociais do 7º Período do Curso de Serviço Social para aprovação na respectiva disciplina.

INTRODUÇÃO

Os movimentos sociais possuem uma identidade, tem um opositor e articulam ou se fundamentam em projeto de vida e de sociedade. E esses movimentos são diferenciados segundo seu tipo grau de organização. Na contemporaneidade esses movimentos ganharam forças. Pois lutam para garantir o direito de ter direito.

Existem vários movimentos sociais que englobam uma série de assuntos que deveriam ser discutidos com mais seriedades, os principais movimentos da atualidade que se destacam são: movimento estudantil tem tido participação ativa nos encontros do Fórum Social Mundial. Movimentos feministas que se destaca por serem as que têm tido os maiores índices de participação e de organização de sua demanda em entidade os MST e MTST (movimentos dos trabalhadores sem terra e sem teto) etc. Esses movimentos enfrentaram desafios como reflexão e compreensão de suas atitudes que muitas vezes são tomadas ao extremo de uma situação calamitosa. Infelizmente as transformações só acontecem quando chega ao ponto em que pessoas ariscam suas vidas manifestando-se, pois essas manifestações sempre são vista com maus olhos por pessoas que possuem o poder de mudar, mais não o usam, muitas vezes por falta de caráter ou ate mesmo por não se importar comesses valores da sociedade.

Contudo concluímos que os movimentos sociais contribuem para que a sociedade possa evoluir de acordo com desenvolvimento da mesma, sabendo assim, se nós agimos de forma correta para nos beneficiarmos passaremos a ter voz ativa perante os nossos superiores, fazer a diferenças porem de forma simples e organizada para que não possam nos chamar de desordeiros, mas sim de socialistas.

No Brasil existem milhões de pessoas em busca de uma meta, objetivo ou um desejo que seja, essas citações acabam se tornando cada vez mais privativas com o decorrer do tempo, obrigando-os assim a protestarem da forma que os convém.

Essas manifestações podem ser politico sociais ou econômicas, transformando-se em movimentos sociais atribuídos a um desejo de fazer a diferença, fazendo-se cumprir a real democracia.

Os movimentos sociais como são chamados, refletem um amplo leque de temáticas. Como por exemplos, a luta por escolas publica, por creches, por moradias, por transportes, por saúde, por saneamento básico etc. As passeatas, manifestações em praças públicas, difusão de mensagem via internet, ocupação de prédios públicos, greves, machas, entre outros, são característico de um movimento social, tais movimentos, como estes são sinais de maturidade social que podem provocar impactos conjunturais e estruturais, em maior ou menor grau dependendo de suas organizações e das relações de forças estabelecidas com o estado e com os demais atores coletivos de uma sociedade.

MOVIMENTOS SOCIAIS

Ao fazermos a leitura do primeiro capítulo do livro-texto, da disciplina de movimentos sociais, observamos que a existência deles requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas, o livro fala que na contemporaneidade, muitos movimentos apresentam ideário civilizatório, que coloca como horizonte a construção de uma sociedade democrática, a igualdade social é apontada como necessária para que haja mais justiça social. Os movimentos sociais apresentam aos seus engajados um caráter educativo de aprendizagem.

Na anualidade os movimentos sociais diferem das décadas passadas, pois não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira. No entanto não podemos deixar de observar que apesar de os movimentos terem mais espaços políticos, algumas lutas permanecem secular uma delas é a luta indígena, que permanece mais atual do que nunca, pois eles continuam brigando pelo direito de manter sua cultura e até mesmo sua própria existência.

Os conflitos que geram as organizações desses movimentos são diversos, mas o tema é sempre o mesmo, indivíduos excluídos ou em situações de risco, então a discussão passa a ser em torno da desigualdade social, sendo assim os novos movimentos tiveram que alterar suas práticas e reivindicações, mas observando as condicionalidades das novas políticas públicas, quando discordam muitos partem para ações de resistência contra aquela nova política. Por outro lado ao lermos o texto compreendemos que ainda existem alguns movimentos que são pares políticos, utilizando de formas de atuação antigas ou seja formas clientelistas, apoiando determinados partidos, existindo dessa maneira a troca de interesses havendo assim uma falsa imagem de uma luta pela maioria, não de interesse particular como de fato é. O grupo discutiu coletivamente o texto, coletando dados e opiniões, que possam contemplar esta ATPS, de forma completa. Na contemporaneidade, surgem novas formas de atuação dos movimentos sociais, responsáveis por possíveis alternativas de exercício da cidadania e ação política.

Neste texto falaremos dos caminhos percorridos pela nossa sociedade no último século explicitando as novas mudanças, social, econômica e cultural. No que se refere à luta por mudanças, a participação das camadas populares da sociedade se tornou cada vez mais importante. Grande parte da população excluída do mercado de trabalho vive a margem da sociedade. Essa camada da sociedade revela que a pobreza, significa uma condição de carência, mais também de luta, de vida ativa, pois resistem às injustiças sociais e descobrem a cada dia mecanismos de mudanças através de lutas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com