TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  3.149 Palavras (13 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................................................03

Movimentos Sociais.......................................................................................................................04

A democracia.................................................................................................................................06

As Instituições Sociais....................................................................................................................07

Movimentos sociais e ações ou redes de mobilização civis...........................................................09

ONGs dentro do contexto dos movimentos sociais brasileiros na contemporaneidade.................10

Conclusão.......................................................................................................................................12

Referências ....................................................................................................................................13

Introdução

O objetivo do presente trabalho é esboçar uma análise dos movimentos sociais ou redes de mobilizações e associações civis no Brasil, conhecendo mais a respeito da construção da democracia e do papel dos mediadores nos novos movimentos.

Os movimentos sociais encontram-se contextualizados em meio às transformações ocorridas na política, econômica e social, na expansão dos mercados, marcados pela crise estrutural da economia mundial, pelas mudanças nos modelos de organização da produção do trabalho e da dinâmica social, agravada com globalização. Os movimentos sociais são atores fundamentais na construção de espaços deliberativos de forma a manter uma postura crítica em relação às instituições públicas, procurando tematizar novas questões que serão analisadas e comparadas com as propostas já existentes, colaborando, assim, com o processo de aprofundamento democrático. A democracia é baseada nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Já as instituições sociais é um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tem grande valor social.

Movimentos Sociais

O livro de Maria da Glória Gohn apresenta um mapeamento de demandas e lutas da sociedade civil brasileira, organizadas em movimentos sociais na atualidade. O objetivo dos movimentos sociais é alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Mostra as principais formas de associativismo civil no Brasil expressas em movimentos sociais e redes de mobilização de associações civis e fóruns que relatam os principais movimentos sociais da América Latina.

Na atualidade os movimentos sociais diferem das décadas passadas, pois não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. Assim, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira. No entanto não podemos deixar de observar que apesar de os movimentos terem mais espaços políticos, algumas lutas permanecem secular uma delas é a luta indígena, pela luta continua pelo direito de manter sua cultura e sua existência.

Ao mesmo tempo em que vários movimentos sociais, tiveram em diversos países, mais condições de organização tanto interna como externa, dado o ambiente político reinante, em outros, eles perderam muito sua força política por diferentes razões.

Os movimentos sociais na América Latina são frutos de uma conjuntura intelectual e política bastante específica. Já os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960,quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico como no social. As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e os movimentos em defesa dos índios, negros e mulheres.

Os conflitos que geram as organizações desses movimentos são diversos, mas o tema principal é sempre o mesmo, indivíduos excluídos ou em situação de risco, assim a discussão passa a ser em torno da desigualdade social, o que levou os novos movimentos a alterar suas práticas e reivindicações, mas observando as condicionalidades das novas políticas públicas, quando discordam muitos partem para ações de resistência contra aquela nova política.

Neste novo milênio estamos presenciando novos tipos associativismo no cenário brasileiro, no qual os movimentos sociais voltam a ter visibilidade, e pressionam os processos de transformação social, incorporando outras dimensões do pensar e do agir social. Aproveitam as possibilidades das redes associativas ainda que de forma pontual por trabalharem com projetos focalizados e reorganizando-se para defender os interesses dos usuários dos serviços sociais e buscando um modelo real da participação com igualdade social.

O limiar de um novo século vem reestruturando o mundo e afetando profundamente a função tradicional do Estado e as relações deste com a sociedade. Observa-se uma nova configuração na atuação dos movimentos sociais na sociedade civil brasileira. Apresentam-se com diferentes formatos, são mais heterogêneos e antagônicos, o que permitem a construção de novos espaços de participação. O papel do Estado é questionado e desde então faz parcerias com empresários e executivos do setor privado e organizações não governamentais do terceiro setor, para suprir e complementar sua gestão. Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais, e utilizam-se muito dos novos meios de comunicação e informação, como a internet.

A relação entre a música do grupo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com