TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Dissertações: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  6.748 Visualizações

Página 1 de 2

Movimentos Sociais: Tradicionais

Os chamados movimentos Sociais Tradicionais, que se constituíram principalmente em torno das lutas entre os trabalhadores desde a consolidação do capitalismo. Esses movimentos caracterizam-se por apresentar organização vertical e rígida estrutura hierárquica, em que os integrantes seguem as determinações do grupo dirigente . Além disso, tais movimentos travam fortes embates políticos com o Estado porque buscam transformações na estrutura econômica e social para superar as condições de opressão da classe trabalhadora, tanto no campo quanto na cidade.

Movimentos Sociais: Novos

Os chamados novos movimentos Sociais redirecionaram o centro das demandas sociais no âmbito da economia para a esfera da cultura, a partir da formação de movimentos baseados em relações horizontais: seus integrantes têm maior autonomia e não focam suas reivindicações somente no papel do Estado, mas buscam também transformar os comportamentos e valores dos diversos segmentos sociais.

O Movimento dos Trabalhadores : Luta Pelos Direitos Sociais

Os movimentos sociais podem ser caracterizados pela organização e consciência coletiva, bem como por objetivos políticos. Essa forma de Expressão pública foi precedida por manifestações de mobilização social cujo caráter político ainda não era explícito e que não tinham linguagem própria para expressar seus objetivos.

O movimento dos trabalhadores foi responsável pela conquista de muitos direitos trabalhistas e desempenha até hoje um importante papel nas disputas políticas e ações do estado.

O Movimento Estudantil: A Juventude Assume Seu Papel Na Construção da Sociedade

O movimento estudantil, é policlassista , visto que seus militantes são oriundos de diferentes classes sociais. Outra Característica é a transitoriedade dos protagonistas ,já que há constantes renovação dos alunos nas instituições de ensino. No entanto, o movimento teve e tem papel importante em momentos cruciais de transformação social.

Nas últimas décadas, o movimento estudantil, esteve presente em diversos momentos históricos da vida política brasileira(Diretas Já, Fora Collor ; Manifestações contra as privatizações). Em muitos outros países do mundo não tem sido diferente: os estudantes têm sido os protagonistas na defesa da democracia, dos direitos humanos e da minoria.

Os movimentos Contemporâneos: Identidade e Direitos Difusos

A partir do anos 1970, o século XX testemunhou transformações significativas em relação ás demandas publicamente encampadas pelos movimentos sociais tradicionais. Nessa época ganharam destaque o movimento feminista , o movimento negro , o movimento ambientalista, entre outros. A emergência dos novos Movimentos Sociais mudou o foco dos critérios de análise antes utilizados para movimentos tradicionais. Nesse contexto , a ação política é redefinida como uma dimensão que abarca todas as práticas sociais e não apenas gravita em torno do Estado.

Em sua maioria, os novos movimentos sociais estão mais preocupados em garantir a consolidação de direitos aos grupos minoritários. Preferem, muitas vezes ações diretas que visam a mídia para ampliar seu público e,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com