TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos Sociais

Monografias: Movimentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

b. Ecocentrismo comunalismo: aceitam a hipótese Gaia (a Terra é Gaia, um ser vivo, e a espécie humana é apenas uma forma de vida dentre as demais); reconhecem o valor do ambiente como suporte à vida. Pos¬suem o princípio da economia do estado estacionário: a escala de desenvolvi¬mento não deve diminuir nem aumen¬tar; aumento populacional zero; o capi¬tal natural deve ser mantido constante por ser insubstituível. Lutam pela impo¬sição de padrões ambientais normativos para garantir a qualidade ambiental às gerações atuais e futuras. Os interesses da coletividade prevalecem sobre os in¬divíduos.

c. Ecocentrismo am¬bientalismo radical: baseia-se também na hipótese Gaia (sustentam que efeito-estufa, a diminuição da camada de ozônio e as chuvas ácidas indicam que a humanidade) á ultrapassou os li¬mites de sua sustentabilidade). A escala de desenvolvimento económico deve ser reduzida, bem como a população: ga¬ rantem que isto não levará à diminuição do desenvolvimento (entendido de forma mais ampla), pois as preferências sociais e valores comunitários aumen¬tarão o capital moral e cultural. Lutam pela bioética: direitos morais conferidos a todas as espécies não-humanas, mesmo abióticas.

Estas vertentes ambientalistas estão muito presentes atualmente. Os movimentos ambientalistas passaram por diversas situações desde sua origem até hoje. Carregam na história os primeiros movimentos ecológicos, os quais subiam em árvores para evitar desmatamento e também os que formaram cordões humanos impedindo a instalação de indústrias poluidoras. Tudo isso foi essencial para se constituir o que se tem hoje e, talvez até, muitos erros do passado é que estão garantindo os acertos e rumos a serem tomados no presente. Porém, o que se destaca sempre é a luta e a resistência contra um sistema opressor que agride a natureza e fere a integridade do seu humano.

O movimento ambientalista carrega desde a sua concepção a consciência crítica, solidária e de classe. Constituiu suas bases na prática, na luta cotidiana de resistência contra os interesses econômicos, elites dominantes, grandes empresários e governantes, que reforçam políticas excludentes e monopolistas, que mantém no lucro o seu principal objetivo, superando a vida, os fracos e oprimidos que não conseguem se defender, lutando contra a natureza que aparentemente não tem forças para se opor.

A construção da sociedade fraternas, justa e verdadeiramente humana dependerá de cada um de nós. A resistência e a práxis dos movimentos ambientalistas nos fornecem grandes lições para constituirmos a nossa militância rumo à edificação da cidadania. Ser militante em favor da vida, abraçando a solidariedade e a justiça, defendendo os interesses da coletividade, o bem-estar de todos e a dignidade da natureza. É preciso resgatar o humano entre os humanos, mas também o humano que se encontra na natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com