TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança

Seminário: Mudança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Seminário  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA III

O chamado Movimento de Reconceituação iniciou-se ao redor de 1965, sendo um processo de ruptura com o SS norte-americano – vigente no Brasil após o final da II Guerra. Foi uma proposição no sentido de adequar o SS à problemática dos países latino-americanos, buscando um marco referencial e teórico para a prática do SS e elaboração de uma literatura autônoma. Identificou-se por três momentos distintos: Critica da ligação com os países dominantes, com seu caráter importado da Europa e EE. UU. Foi o momento mobilizado pelo CBCISS, promovendo os Seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970). Foi a apresentação do SS voltado para a integração social na perspectiva da modernização neopositivista. No segundo momento continua o questionamento sem ligação do SS com os valores e classes dominantes. Foi o período dos novos paradigmas científicos, do ressurgimento dos movimentos sociais e estudantis na política brasileira. O terceiro momento ocorreu como resgate das teorias marxistas, pelas obras de lamamoto e outros. Com base no pensamento de Gramsci, coloca-se a instituição como espaço das lutas de classes, procurando-se fortalecer à prática do SS aliada aos movimentos populares.

Obs.; Apesar da falência das teorias comunistas e das mudanças nos pensamentos socialista, esse terceiro momento continua a ser ensinado nas Faculdades de SS como o fundamento ético/político do SS. Continuando a teoria de se ensinada como um discurso condoreiro e a prática como um choque lá no rés do chão da realidade.

O profissional de serviço social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas á condução das políticas públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria. Ampara e ajuda para emancipar, produzindo sujeitos críticos e livres.

É uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais. O trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na constituição federal de 1988 e na legislação complementar.

Por isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais entre outros. Ampara e ajuda para emancipar, produzindo sujeitos críticos e livres.

[pic]

O assistente social faz-se desenvolvendo ou propondo políticas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios constituídos e conquistados socialmente, principalmente da área de seguridade social.

As características profissionais de um assistente social, são de cunho humanista portanto, comprometida com valores que dignificam e respeitam as pessoas e suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, tendo constituído como projeto ético-político e profissional, referendado em seu código de ética profissional, o compromisso com a liberdade, a justiça e a democracia. Para tal, o assistente social deve desenvolver como postura profissional a capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder a encaminhamentos teórico-operacionais, sensibilidade no trato com as pessoas, conhecimento teórico, capacidade para mobilização e organização, de acordo com as necessidades de cada comunidade.

O assistente social zela pelo cumprimento de princípios fundamentais previstos no Código de Ética Profissional. Dentre eles destacam-se:

. Defesa intransigente dos direitos humanos;

. Defesa da equidade e da justiça social com destaque para a universalização e acesso às políticas sociais públicas:

.Defesa da qualidade dos serviços prestados as/os das políticas sociais públicas.

A área de atuação do assistente social é prioritariamente nas instituições públicas, empresas privadas, organizações não governamentais e outras que trabalham com políticas sociais, tais como: saúde, educação, assistência social, habitação, previdência social e outras voltadas para inserção da população excluída dos direitos de cidadania. O profissional do Serviço Social deve ser preparado para elaborar e executar projetos sociais, a fim de promover, integrar socialmente e garantir os direitos que muitas vezes são sonegados aos mais pobres, como acesso aos serviços básicos de saúde, educação, previdência social habitação, desta forma podemos dizer que o Serviço social é uma profissão indispensável e de ajuda, que tem como principal objetivo às mudanças sociais, transformando a realidade social das classes mais pobres, através de seu discurso teórico-prático e acompanhamento processual da elaboração de projetos. Resumidamente, a Reconceituação do SS,

[pic]

geralmente apresentada como um processo que resultou na adoção das teorias marxistas, na realidade não ocorreu de forma linear nem direcionada apenas para esse processo político. Nas décadas de 60 a 80, no decorrer dos diversos seminários já extensamente discutidos, ocorreu o embate de diversas tendências, tanto a pretendida “conciliação e reforma” como a que de desejava a total transformação da ordem vigente e a que tão somente aspirava contemporizar com dominação do golpe militar de 1964 e com as mais diversas autodenominações (Perspectiva Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo, Intenção de Ruptura...) etc. Como contribuições práticas para o SS Reconceituado, acabaram resultando na introdução do pensamento marxista, em uma análise crítica do SS tradicional vigente, em reformulações teóricas e práticas e novos instrumentais teórico-metodológicos comprometidos com as classes operárias. Mas esses avanços só tiveram êxito total no desligamento do SS de seu fundamento religioso pois, apesar de muito propaganda, a opção pelas classes oprimidas, base de pensamento marxista, só foi realizada em tese, permanecendo a obediência as princípios do conservadorismo político das instituições governamentais, seus principais empregadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com