TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Na Sociedade

Artigos Científicos: Mudanças Na Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

1) De que maneira, para Marx, acontecem as mudanças na história das sociedades?

R: Para Marx a historia mantinha-se mudando por causa dos interesses de uma classe que sempre estava em busca aumentar seus lucros e em busca de mercado consumidor, assim levando seus produtos e sua ideologia a outros lugares o propósito de obter lucros.

2) Por que Marx afirma que a burguesia teve um papel revolucionário?

R: A burguesia teve um papel revolucionário, pois foi ele quem acabou com a ideia de uqe os senhores feudais eram a ligação entre o “supremo e o humano”, vulgarizou a igreja e mudou a relação dos homens tornando-se assim uma relação apenas financeira, impôs a realidades capitalista nua e crua de que tudo tem seu preço e que poucos podiam pagar e os que não podiam eram todo o resto que trabalhavam.

3) A partir do que você leu no texto, explique como se caracteriza a sociedade burguesa.

R: No que diz o texto, a burguesia se mostra uma sociedade em que as pessoas são vista como lucros quando ele se obtinha da sua força – de- trabalho com menos custos possível e impossível, e enquanto os operários tinham o trabalho, os burgueses tinham os lucros assim tendo uma desarmonia na sua distribuição. Tornando apenas uma minoria com a obtençao de todo o dinheiro.

4) De acordo com o texto, como funciona a economia burguesa?

Os meios de produção e de troca, sobre cuja base se ergue a burguesia, foram gerados no seio da sociedade feudal. Em um certo grau do desenvolvimento desses meios de produção e de troca, as condições em que a sociedade feudal produzia e trocava, a organização feudal da agricultura e de manufatura, em suma, o regime feudal ainda, a quantidade de trabalho cresce com o desenvolvimento do maquinismo e da divisão do trabalho, que pelo prolongamento das horas de labor, quer pelo aumento do trabalho exige em um tempo determinado, pela aceleração do movimento das maquinas, etc.

5) Explique o conceito de pequena burguesia e exponha as razões de Marx a afirmar que ela é uma classe reacionária.

R: O conceito de pequena burguesia é as classes medias da sociedade que aspiram e vivem com os valores da burguesia. Esses conceitos foram tirados de uma ideia que a burguesia continua lucrando, teve que disfarçar seus objetivos, aumentando rigorosamente pouco o salários dos proletariados para diminuir a relutância deles, e assim como um pouco a mais de dinheiro não conseguiam ver o que estava acontecendo.

6) Para Marx a sociedade burguesa esta inevitavelmente destinada a desaparecer. Explique que argumentos ele utiliza para defender essa afirmação.

R: Marx fala que a sociedade burguesa desaparecera porque é uma sociedade que sempre utiliza e sempre utilizara a mão - de - obra de humanos baratas onde os superiores crescem em cima dos mais fracos.

7) “A casa não é destinada a morar, o tecido não é disposto a vestir o pão ainda é destinado a alimentar: ele tem de dar lucro.

Mais se a produção apenas é consumida, e não é também vendida por que o salário dos produtores é muito baixo – quando é aumentado já não vale mais apena mandar produzir a mercadoria -, por que alugar mãos? Elas têm de fazer coisas maiores no banco da fabrica do que alimentar seu dono e os seus, se é que se quer que haja lucro! Apenas: para onde com a mercadoria? A boa lógica diz: lã e trigo, café e frutas e peixes e porcos, tudo junto e sacrificado ao fogo, a fim de aquentar o deus o lucro! Montanhas de maquinaria, ferramentas de exércitos em trabalho, estaleiros, altos-fornos, lanifícios, minas e moinhos: tudo quebrado e, para amolecer o deus do lucro, sacrificado! De fato, seu deus do lucro esta tomado pela cegueira. As vítimas ele não ver. [...] as leis da economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com