TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multidisciplinariedade

Dissertações: Multidisciplinariedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade tem se tornado mais presente no cenário educacional e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB e com os Parâmetros. Além da sua grande influência nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade tornou-se cada vez mais presente no discurso e na prática de professores. A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas que contribui para o aprendizado do aluno.

É possível a interação entre

disciplinas aparentemente distintas que buscam um interesse em comum. Esta interação é uma maneira complementar que possibilita a formulação de um saber crítico e reflexivo, é um saber que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino e aprendizado proporcionando um diálogo entre as disciplinas, para a compreensão da realidade. A interdisciplinaridade relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo. O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos desenvolvem suas capacidades mentais.

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento, rompendo com os limites das disciplinas. É através do ensino interdisciplinar, dentro do aspecto histórico-crítico, que os professores possibilitarão aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade. (Libâneo, 1994).

(Parte da Cinthia entrevista com o professor folha original já impressa)

A importância do brincar: No contexto escolar

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. As

ideias muitas vezes divulgadas é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes. Neste sentido, torna-se necessário entender que há um espaço bastante privilegiado para que o desenvolvimento infantil ocorra; este é a escola, onde as crianças terão contato com momentos como o recreio, as aulas de Educação Física e a sala de aula. a importância da brincadeira pode estar relacionada com a possibilidade de fornecer à criança um ambiente planejado e enriquecido que propicie a aprendizagem de várias atividades. Neste espaço o aprendizado e o desenvolvimento das crianças têm ou teriam que ter prioridade, pois se encontram aí adultos aptos para ensiná-los, estimulá-los e auxiliá-los: Os educadores têm todos, como horizonte a ser alcançado, a construção de um cidadão analítico, reflexivo, crítico, capaz de viver e conviver, desenvolver-se, continuar aprendendo, participar, interagir e ser feliz num mundo em permanente mobilidade, evolução e conexão a um universo que se amplia e se redimensiona a cada momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com