TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídia

Tese: Multimídia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 10

Atividades de Aprendizagem – AA

1) Utilizando os termos hipertexto, multimídia e hipermídia, elabore uma caracterização do fenômeno da cibercultura que articule estes 3 termos trabalhados, numa ordem incremental de incorporação de tecnologia .

Eis que tudo novo se fez...Um fenômeno chamado Cibercultura

R: A cibercultura é uma nova maneira de compreender as relações tecnológicas que se estabelecem na sociedade. E com elas surgiram novos termos como multimídia, hipertexto e hipermídia vamos falar um pouco sobre cada um deles

A multimídia está presente no nosso cotidiano, em todos os lados cercados delas, recursos como CDs ,DVDs, TVs interativas, vídeo games, celulares... Mas a WEB continua sendo o maior meio multimídia porque através dela podemos criar manipular, armazenar e buscar vários conteúdos.

Sobre o hipertexto podemos considerá-lo como uma extensão ao formato de texto tradicional. Trata-se de um texto que podemos visualizar facilmente quando navegamos na internet e possui características únicas como, por exemplo, o aprendizado coletivo, cooperatividade e interatividade.

Por utilizar um ambiente virtual, o hipertexto possui características únicas e consequentemente, vantagens únicas como, por exemplo, o acesso imediato, e praticamente ilimitado a grandes volumes de informação.

A hipermídia, de acordo com Vicente Gosciola (2004), é “o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja sequência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário”.

Em outras palavras, hipermídia é o meio e a linguagem das “novas mídias” como, por exemplo, a internet, jogos, cinema 3D, vídeos interativos, TVs interativa. É praticamente uma “tendência” de a tecnologia desenvolver, cada vez mais, novas ferramentas que trazem interatividade para com o usuário.

2) Escolha abaixo a alternativa com a melhor definição de objetos de aprendizagem.

X a) OA é qualquer entidade, sendo digital ou não, que possa ser reutilizada e referenciada a fim de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.

b) OAs são recursos somente digitais, como um áudio ou vídeo, que podem ser utilizados para apoiar a aprendizagem.

c) OAs são recursos que podem ser aplicados apenas em certo contexto, não permitindo reutilizá-los com outros objetivos.

d) OAs são recursos que podem contribuir bastante para o processo de ensino-aprendizagem, porém têm como desvantagem o fato de não permitir o acesso simultâneo de vários alunos.

3) Vimos que os objetos de aprendizagem podem ser classificados da seguinte forma: objetos de apresentação, prático, simulação, modelo conceitual, informação ou representação contextual. A definição a seguir refere-se a qual desses tipos?

“Esse tipo de objeto proporciona aos alunos a experimentação de certos procedimentos por meio de determinadas tarefas.”

X a) Prático.

b) Apresentação.

c) Simulação.

d) Modelo conceitual.

4) Assinale abaixo a alternativa INCORRETA referente ao que você estudou sobre os objetos de aprendizagem.

X a) Para empregar os OAs de forma mais adequada, sugere-se utilizar apenas um único recurso, pois aplicar vários recursos digitais combinados pode confundir os alunos.

b) A principal função de um objeto de aprendizagem é fazer com que o processo de aprendizagem seja mais agradável e interativo.

c) Os OAs têm sido aplicados em diferentes modalidades de ensino, níveis de ensino e várias áreas de atuação.

d) Os OAs facilitam as explicações de processos, a visualização temporal de eventos, a exposição de fenômenos complexos e também permitem melhorar a capacidade de abstração do aluno.

5) Qual foi o grande benefício que as instituições e educadores conquistaram com a criação dos repositórios de objetos de aprendizagem?

X a) Centralizar os recursos em um único local.

b) Permitir a instalação dos repositórios em computadores pessoais.

c) Permitir o acesso dos recursos apenas para usuários autorizados

d) Desestimular a reutilização de recursos.

6) Acesse os sites dos repositórios de objetos de aprendizagem RIVED, MERLOT, LABVIRT, ou outros, e escolha um objeto de aprendizagem, sobre o conteúdo que desejar, para ser explorado por você. Escreva um relatório de exploração destacando os aspectos positivos e negativos e elabore um plano de aula para um possível contexto de utilização na educação.

Meu objeto de aprendizagem é a química dos alimentos. Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a educação alimentar e nutricional no contexto da promoção das práticas alimentares saudáveis, apontada como importante estratégia para enfrentar os novos desafios no campo da saúde, alimentação e nutrição. Esse assunto também tem seu lado negativo, pois, embora os campos do acesso à informação e à comunicação sejam de extrema relevância, eles não são suficientes para a construção de práticas alimentares saudáveis. Outro ponto negativo é a de acharmos que existe alimento perfeito, pois não existem. Por exemplo, barra de cereais, suco de frutas e até frango grelhado podem fazer mal. Não é de hoje que a geração saúde tem propagado uma cultura de refeições saudáveis, nas quais alguns alimentos têm se tornado verdadeiros salvadores da pátria.

Comer muitas frutas, verduras e legumes; trocar carne vermelha pela branca; substituir refrigerantes por sucos naturais e abusar das fibras. Tudo isso virou uma espécie de mantra dos nutricionistas. Mas todo alimento, por mais saudável que possa parecer, tem seus aspectos negativos. Em outras palavras, comer bem pode fazer mal.

Tudo depende de alguns fatores que vão além dos alimentos em si. A própria saúde da pessoa, caso debilitada de alguma maneira, pode transformar mocinhos em vilões. Até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com