TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multirão

Artigo: Multirão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

A realização do Mutirão Veterinário é de extrema importância para a população mais carente que tem animais de estimação, mas não tem como arcar com as despesas de um tratamento, seja ele qual for.

A desinformação é um dos maiores problemas enfrentados. Muitas vezes o animal está com sarna, pulgas, entre outras doenças e seus donos desconhecem. Muitas dessas doenças são transmitidas para os seres humanos, causando um problema maior de Saúde Pública.

Animais, quando apresentam feridas, na maioria das vezes também são abandonados e têm sua entrada proibida em seus antigos lares, aumentando em muito a população canina nas ruas.

Durante o Mutirão do dia 13 de março último, contamos com a colaboração de 20 voluntários que fizeram o atendimento no Bosque da Nova Poá, cidade de Poá, São Paulo, que ficou lotado o dia todo. Todos os animais foram cadastrados para receberem o RGA (Registro Geral Animal), através de plaquinhas numeradas que serão entregues aos atendidos.

Compareceram mais de 500 pessoas no evento que teve início às 10h00 e se estendeu até 18h00. Durante este período foram atendidos 154 animais, entre cães e gatos, que além de receberem consultas gratuitas foram medicados contra pulgas, carrapatos e vermes. As pessoas mais carentes receberam ração para seus animais bem como material de higiene bucal para seus cães.

Três casos mais graves foram encaminhados para a Clínica Carlos Chagas, parceira do Cão Sem Dono em Poá, sendo que um animal, envenenado por mais de uma semana, lamentavelmente não resistiu e veio a falecer.

Dos 154 animais atendidos, 128 passaram pela primeira vez em uma consulta veterinária. Desses, 123 não estão castrados, 32 precisam de cirurgia e 36 de realização de exames para um diagnóstico mais detalhado. Ao todo, 96 cães apresentaram estar doentes e precisando de acompanhamento e medicamentos. Muitos deles nunca foram vacinados.

Nas entrevistas realizadas, reparamos que a maioria dos donos desses animais os deixa em quintais e na rua, não dando a eles os cuidados necessários para que mantenham uma boa saúde e qualidade de vida.

Também fica claro a falta de informação quanto a data de vacinas, alimentação adequada, necessidade de castração, de boa higiene, entre outros, o que mostra a necessidade da realização cada vez mais de campanhas informativas e de conscientização.

Em Poá a filial do Cão Sem Dono tem a brilhante direção de Silvia Carolina Marques Santos que recebeu, no último dia 22 de março, em sessão na Câmara Municipal daquele município, os cumprimentos pelo seu trabalho e o de toda a Equipe do Cão Sem Dono.

Peça um mutirão para sua cidade também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com