TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Média , Mediana e moda

Resenha: Média , Mediana e moda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 2

Média , Mediana e moda. Uma medida de tendência central é um valor que representa uma entrada típica, ou central de um conjunto de dados.

As três medidas de tendência central mais usadas são a média a mediana e a moda.

A média de um conjunto de dados é a soma das entradas de dados dividida pelo numero de entradas.

Mediana: A mediana de um conjunto de dados é o dado que fica no meio quando as entradas são colocadas em ordem crescente ou decrescente. Se o conjunto de dados tiver um número par de entradas , a mediana será a media entre os dois pontos que estiverem no meio do conjunto.

Em um conjunto de dados há um numero igual de valores acima e abaixo da mediana.

Moda: À moda de um conjunto de dados é aquela entrada que ocorre com maior frequência. Se nenhuma entrada é repetida, o conjunto de dados não possui moda. Se duas entradas ocorrem com a mesma frequência elevada, cada entrada é uma moda e os dados são chamados de bi modais. Moda é a única medida de tendência central que pode ser usada para descrever dados no nível nominal de medida.

Uma distribuição de frequência será simétrica quando pudermos traçar uma linha vertical pelo ponto médio do gráfico das distribuição e as duas metades resultantes forem aproximadamente imagens especulares. Uma distribuição de frequência será uniforme ou retangular quando todas as entradas ou classes na distribuição tiverem frequências iguais. Uma distribuição uniforme é também simétrica.

Uma distribuição de frequência será assimétrica se a cauda do gráfico se prolongar mais de um lado do que do outro. Uma distribuição será assimétrica á esquerda negativamente assimétrica se a sua cauda se prolongar para a esquerda. Uma distribuição será assimétrica á direita se a sua cauda se prolongar para a direita.

A média sempre irá cair na direção em que a distribuição for assimétrica.

Por exemplo quando uma distribuição for assimétrica á esquerda a média estará á em esquerda da mediana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com