TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método

Trabalho Escolar: Método. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3-Passo 1: Análise pelo Método Dupont e Termômetro de Insolvência

O método Dupont foi criado ha quase um século atrás em 1920 por F. Donaldson Brown na intenção de criar uma formula que medisse a lucratividade das empresas.

O Método Dupont e Termômetro de Insolvência são utilizados como a forma de analisar a rentabilidade e a margem de lucro e giros dos ativos visando informar aos seus usuários informações sobre sua situação financeira, esses métodos são muito utilizados no mundo empresarial, ou seja, é o indicador de rentabilidade da empresa.

Método Dupont: Este método é usado no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício procurando identificar o desempenho financeiro da empresa, ele busca responder questões como: Qual o percentual das taxas de retorno sobre o ativo e sobre o patrimônio líquido das empresas no período analisado? O principal objetivo do método Dupont é demonstrar o uso dos Ativos da empresa.

Para efeito de cálculo do Método Dupont, entendemos como lucro o que foi obtido antes das despesas financeiras.

Etapa3-Passo2

Termômetro de Kanitz é um instrumento utilizado para prever a possibilidade de falência de empresas. A sua utilização tem sido, via de regra, relativa a empresas isoladas. Procura-se analisar se determinada empresa tem possibilidade ou não de falir, principalmente a curto prazo. Em seu estudo, Stephen Charles Kanitz analisou aproximadamente 5.000 demonstrações contábeis de empresas brasileiras. Após o estudo, ele escolheu aleatoriamente 21 empresas, que haviam falido entre 1972 e 1974, e analisou os balanços referentes aos dois anos anteriores a falência. Utilizou como grupo de controle, também de forma aleatória, 21 demonstrações contábeis, referentes aos mesmos anos, de empresas que não faliram.

Após analisar e estudar estas empresas, ele criou o termômetro de insolvência, com a utilização da seguinte fórmula:

Y= (0,05.RP+1,65.LG+3,55.LS)-(1,06.LC+0,33.GE)

0,05; 1,65; 3,55; 1,06 e 0,33 são os pesos que devem multiplicar os índices. E os índices são os seguintes:

RP – Rentabilidade do Patrimônio: Lucro Líquido dividido pelo Patrimônio Líquido.

LG- Liquidez geral: Somatório do Ativo Circulante e do Ativo realizável a longo prazo, dividido pelo somatório do passivo circulante e do passivo exigível a longo prazo.

LS – Liquidez Seca: Ativo Circulante menos Termômetro de Kanitz é um instrumento utilizado para prever a possibilidade de falência de empresas. A sua utilização tem sido, via de regra, relativa a empresas isoladas. Procura-se analisar se determinada empresa tem possibilidade ou não de falir, principalmente a curto prazo. Em seu estudo, Stephen Charles Kanitz analisou aproximadamente 5.000 demonstrações contábeis de empresas brasileiras. Após o estudo, ele escolheu aleatoriamente 21 empresas, que haviam falido entre 1972 e 1974, e analisou os balanços referentes aos dois anos anteriores a falência. Utilizou como grupo de controle, também de forma aleatória, 21 demonstrações contábeis, referentes aos mesmos anos, de empresas.

Etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com