TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos

Resenha: Métodos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Os modelos quantitativos aplicados à gestão de estoques auxiliam no controle das quantidades estocadas, categorizam os produtos mais relevantes para gestão e possibilitam meios para implementar políticas de redução de estoque. Por isso, a sua aplicação na gestão destes ativos é crucial para as organizações, pois evita investimentos desnecessários de capital, além de permitir dimensionar adequadamente o volume de compras e a previsão de demanda.

A gestão de estoques é um tema relevante para as empresas brasileiras, uma vez que representam investimento de capital. Na época inflacionária, as empresas mantinham altos estoques para valorizar o capital investido. Atualmente com a economia estabilizada e a inflação sob controle, fatores como os níveis de estoques e a crescente competitividade, exigem das organizações a revisão seus conceitos e formas de controle, a fim de permitir uma redução de gastos e a otimização dos resultados.

Como métodos quantitativos contribuem para o controle dos estoques?

 Verificar as maiores e menores quantidades de produtos vendidos;

 Identificar os maiores e menores custos de aquisição dos produtos em estoque;

 Elaborar a curva ABC dos produtos;

 Definir os níveis de estoques máximos e mínimos dos produtos.

Este estudo se justifica porque as empresas atacadistas movimentam muitas quantidades e variedades de produtos, pois compram em grande volume para conseguirem melhores preços. Assim, uma gestão inadequada de estoques pode proporcionar falhas no controle de mercadorias e, consequentemente, a perda de vendas e a insatisfação do cliente. Por outro lado, o excesso gera problemas operacionais como o aumento dos custos de manutenção, redução da lucratividade, não liquidez do capital de giro, necessidade de maior espaço físico e obsolescência de materiais. Logo, a utilização de ferramentas para análise e planejamento das ações gerenciais são fundamentais para maximização do desempenho empresarial.

Estoques são ativos adquiridos e mantidos pelas empresas para futuras vendas ou para utilização no processo de produção. Os estoques estão vinculados com a atividade principal da organização.

São 5 tipos de estoque:

• Matéria prima: Material básico que irá receber um processo de transformação.

• Produto em processo: Corresponde a todos os itens que já entraram em processo produtivo, mas ainda não são produtos acabados.

• Produto acabado: Produtos prontos para serem vendidos

• Produto em transporte: Corresponde a todos os produtos despachados que ainda não chegaram ao destino.

• Produtos em consignação: Disponibildade de mercadoria, para um cliente visando uma venda futura, no qual os materiais continuam sendo de propriedade do fornecedora.

A razão para manter estoques esta relacionada com a dificuldade de se conhecer a demanda futura. Torna-se necessário um nível de estoque para assegurar o atendimento aos clientes, no momento em que houver a procura, além de permitir a continuidade do processo de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com