TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mídia

Seminário: Mídia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Seminário  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

É a grafia aportuguesada da palavra media conforme a pronúncia em

inglês. Media é o plural de medium, palavra latina que significa “meio”.

Em comunicação, serve para designar todos os meios de comunicação.

Mas a palavra “Mídia” ainda pode ter outros significados:

• Pode representar a atividade ou o setor de uma agência de Publicidade relacionada com a veiculação das mensagens de interesse do anunciante;

• Técnica de propaganda que se baseia no estudo e na observação atenta dos veículos disponíveis, para que se possa planejar e orientar a utilização mais apropriada desses veículos. Cabe a ela verificar a frequência, a audiência, área de alcance, circulação, tiragem, duração, localização, preços, e tipos de veículos, para que seja possível planejar a melhor forma de divulgação da mensagem, rentabilizando o investimento do anunciante. Além de realizar as proposições estratégicas e táticas de uma campanha, o setor também é responsável por negociar, requisitar, autorizar e até mesmo controlar a compra de espaços publicitários.

• Pode representar o profissional que trabalha com essa técnica. (O mídia, o homem de mídia (mediaman). Normalmente, os meios de comunicação, são classificados em cinco grandes grupos:

Meios Impressos: aqueles que utilizam materiais gráficos impressos para transmitir a mensagem. Ex. jornais e revistas.

Meios Eletrônicos: Aqueles que utilizam equipamentos eletrônicos para chegar ao usuário. Ex. TV, rádio e internet.

Mídia Extensiva, ou Exterior: aqui destacamos os Outdoors, Busdoor, Indoors, Placas, Painéis, Cartazes e Mobiliário Urbano.

Alguns autores classificam as estratégias Internet como Mídias Interativas.

Com a digitalização da TV e do Rádio, a interatividade tornar-se-á padrão, portanto esta classificação também cairá por terra. Portanto, vamos incluir,desde já, a Internet no âmbito da mídia eletrônica.

- New Media: envolve principalmente as novidades tecnológicas, que ainda não se enquadraram em outras categorias. A Internet, por exemplo, foi, inicialmente, considerada como New Media.

- No Media: outras opções não consideradas mídia por não utilizarem veículos de comunicação propriamente dito.

Atualmente, destacamos as ações de Ponto de Venda (PDV),embora não sejam mídia, é curioso como o próprio nome traz em si o conceito que os inclui nesta categoria.

Pelo fato de poucos compreenderem, em um primeiro momento a função do mídia, associando-o diretamente a cálculos e planilhas, é muito comum haver um certo distanciamento dos profissionais da área de marketing e comunicação.

A palavra mídia, quando pronunciada para pessoas que não convivem com marketing e comunicação,normalmente causa perplexidade para os profissionais de marketing e comunicação não causa perplexidade, mas distanciamento. Para estes, quase sempre a palavra, o profissional e a atividade de mídia significam coisa que não dá para entender.

No entanto, ao conhecer um pouco mais de mídia, percebemos sua função altamente estratégica. É "um ato fundamentalmente de planejamento que requer inteligência, talento, sensibilidade e criatividade para a sua formulação".

Além de integrar-se totalmente com a área de marketing, envolve-se também na criação de peças. De um lado é o marketing que vai levantar as oportunidades e dificuldades do mercado, as fraquezas e os pontos forte do produto e do anunciante. De outro lado, é a criação que vai desenvolver a forma e o modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com