TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEIA

Tese: NEIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Tese  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O filme retrata a história de uma família de classe baixa que ganha um prêmio de grande valor e não consegue lidar com ele por estar totalmente fora de sua realidade. Isto acontece após o recebimento de um telegrama, mesmo sem dar importância àquele simples pedaço de papel, acabam descobrindo através da mídia que foi até sua humilde residência que ganharam um carro e que não pode ser vendido por dois anos. O pior de tudo é que ninguém sabe dirigir e muito menos tem dinheiro para manter o veículo. O tempo passa e o automóvel acaba tendo usos extraordinários.

A desigualdade social é elemento cada vez mais presente no cotidiano das grandes cidades brasileiras. Este fenômeno tem se caracterizado como marca dos grandes centros urbanos, que são capazes de congregar, em uma mesma localidade, diferentes grupos sociais com interesses econômicos, políticos e sociais antagônicos. Os problemas que os centros urbanos enfrentam, alcançam dimensões cada vez maiores, principalmente nas periferias.

DESENVOLVIMENTO

Um operário desempregado, morador de uma favela em São Paulo, ganha um carro importado num concurso: um BMW vermelho, zero quilômetro. Sua vida, que já era difícil, fica ainda mais complicada. O filme retrata a história de uma família de classe baixa que ganha um prêmio de grande valor e não consegue lidar com ele por estar totalmente fora de sua realidade. Isto acontece após o recebimento de um telegrama, mesmo sem dar importância àquele simples pedaço de papel, acabam descobrindo através da mídia que foi até sua humilde residência que ganharam um carro e que não pode ser vendido por dois anos. O pior de tudo é que ninguém sabe dirigir e muito menos tem dinheiro para manter o veículo. O tempo passa e o automóvel acaba tendo usos extraordinários. O carro ficou lá parado na frente do barraco da família e aos poucos, foi virando outra coisa: virou proteção de goteira em dia de chuva, a bateria serviu para acender luz, o radiador quente deu para fazer churrasco. A chegada da BMW causa uma sensação de prazer em toda a vizinhança, formando fila entre as pessoas que ansiosamente disputam alguns minutos para ficar dentro dele.

A humilde família premiada não fica tão surpresa o quanto esperado, pois eles nem sequer sabiam a importância do tal BMW. Odilon como era chamado o operário desempregado, observando todos ao seu redor na maior felicidade, sem se contagiar com toda a situação, acaba sendo forçado a se mostrar feliz. O tempo passou e com ele o carro continuava sem serventia nenhuma, até que uma forte chuva viesse a decidir o futuro do automóvel junto à família. Num contexto onde as diferentes reivindicatórias da comunidade cedem espaço para ações solidárias da família humilde, como para proteger a própria família e pessoas da vizinhança da chuva, o veiculo transformou-se em local de descontração para as pessoas e crianças da comunidade em geral. Com as despesas apertando seu bolso, Odilon que é pai de quatro filhos, resolve vender sua própria moradia e passa a morar dentro do carro. A sua esposa era quem mantinha a casa com seu dinheiro que ganhava com sua profissão de manicure, após a venda da casa ela passa atender suas clientes em baixo do puxadinho de lona próximo ao BMW vermelho. Temos evidências de que as políticas de atenção às pessoas como as do vídeo, “em situação de abandono social em nosso país são marcadas por uma trajetória de enorme descompasso político entre discurso legal, ideologias e práticas, ações governamentais e não governamentais desarticuladas, com as mais diversas concepções sobre questão do abandono social. Temos ainda, uma infinita vulnerabilidade às mudanças políticas, o que inviabiliza a consolidação dos programas e o crescimento dos mesmos, junto às ações que propõem realizar.

A filmagem foi gravada em uma favela de São Paulo, um lugar onde a questão social é visível e muito pobre, as condições de vida não são boas e a desigualdade é claramente notada. O simples fato do carro está estacionado na comunidade causa ibope em todos que vivem lá e isso é possível de se notar nas cenas, observa-se também o grau de conhecimento dos moradores que é muitíssimo baixo, pois Odilon não fazia idéia do que era um BMW, por isso não fez muita questão quando o ganhou. O veículo ao fim de dois anos, estava um caco: enferrujado, pichado, quebrado. Quem iria querer comprar? Odilon então, antes de mandar o dito cujo para o ferro velho, pediu a um amigo, dono de um reboque, para realizar o sonho que ele teve desde o começo. Na sequencia final então, com o vento no rosto, segurando o volante

com força nas mãos, lá se foram, Odilon e sua família, finalmente, passear no seu BMW vermelho. Rebocado. Mas enfim, cumprindo sua função essencial: a de ser finalmente, transporte. Não resta dúvida que existe um enorme disparidade no nível social da família contemplada com o prêmio, e o prêmio a ser utilizado é mantido, pois o patriarca da família não sabia dirigir nem podia mantê-lo.

No filme há situações opostas onde o bem adquirido e a condição social da família não se enquadrava na realidade da mesma que vivia em condições de baixa renda. Ficou nítido até a expressão do Sr. Odilon, que ao receber o prêmio não manifestou nenhuma reação de felicidade, onde na verdade ele queria o valor do carro em dinheiro, como ele diz: “pra torrar no cobre.” No caso do filme BMW vermelho não houve uma iniciativa de enfrentamento da problemática e o que poderia ser feito por parte do Serviço Social da comunidade já que o compromisso do Serviço Social é sempre garantir e verificar alternativas para viabilizar os direitos das pessoas. Acolher uma determinação institucional no caso de conferir se havia algum direito por parte daquela família. Pois esse é um dever ético, de todo cidadão, e colocar em pratica. No entanto, quando não há cumprimento de direito (já que foi um presente e este seguia com algumas regras impostas pela empresa que lhe presenteou), a missão fica mais complicada e o profissional precisa utilizar de muitas análises técnicas, além do poder de negociação. Defendendo e avaliando as vantagens para ambas as partes, respaldando com informações técnicas. Pois há todo um conjunto de conhecimentos de uma equipe de diversos profissionais que sinalizam o que pode ser mais vantajoso para todas as partes. Muitos indivíduos que se encontra em situação parecida com a do Sr. Odilon de não emprego, aceitam este fato como situação passageira;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com