TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nada

Artigo: Nada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Quando se fala em gestão de pessoas, toma-se como referência a administração das pessoas que participam das organizações e que nelas desempenham determinados papéis.

A empresa oferece aos seus colaboradores um salário justo, de acordo com a função exercida. Assim, a empresa utiliza a teoria da eqüidade, que segundo Silva (2009) baseia-se na tese de que um importante fator para a motivação, o desempenho e a satisfação no trabalho é a avaliação que o indivíduo faz sobre a eqüidade ou a justiça da recompensa recebida.

O clima organizacional na empresa é bom, pois de acordo com Baccaro (2009), o clima organizacional influencia direta e indiretamente no comportamento, na motivação, na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a empresa. Em relação aos colaboradores, gerentes e proprietário existe uma excelente comunicação interna, visto que as reuniões acontecem uma vez por semana antes de começar o expediente.

Quanto a estrutura organizacional a proprietária, coordena todos os funcionários, admite e demite funcionários,

tudo passa primeiro por ela. Segundo Baccaro (2009), quando a empresa é altamente centralizadora pode haver demora nas decisões, frustrações, sobrecarga para a alta administração e determinações desvinculadas da realidade; da mesma forma que se a empresa for demasiadamente descentralizada, pode-se ter falta de coordenação e dificuldades de controle.

Acredita-se que a falta de delegação de poderes é um ponto negativo na empresa, pois toda ação depende da proprietária para tomar seguimento. Isso poderia ser minimizado se os colaboradores participassem mais das decisões.

Para Rampazzo e Ricieri (2009, p. 164), “a participação ainda aumenta o comprometimento em relação às decisões tomadas”. Os colaboradores têm maior disposição em acatar até mesmo uma meta difícil se ela for determinada em conjunto ao invés de arbitrariamente por seus chefes.

Quanto a responsabilidade social, a empresa comercializa defensivos agrícolas, sempre emitindo nota fiscal com receita e carimbando a nota fiscal com o endereço para devolução das embalagens.

Acredita-se que não basta a empresa colocar o endereço para a devolução da embalagem, pois o agricultor, às vezes, demora semanas para voltar a cidade e fazer a devolução. A empresa deveria recolher essas embalagens na propriedade, pois a mesma faz a venda na propriedade, nada mas correto de fazer também seu recolhimento.

A responsabilidade ambiental, tem

preocupações como sustentabilidade, preservação do meio ambiente, qualidade, responsabilidade social, mudança de paradigmas e, sobretudo maiores ganhos a longo prazo. As atitudes por parte da empresa pode influenciar na decisão de compra (no caso de produtos de qualidade e preço similares), ser um fator de decisão para consumidores mais conscientes, os chamados produtos ecologicamente corretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com