TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nada

Trabalho Escolar: Nada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

O que é a Segurança do Trabalho?

A Segurança do Trabalho é a ciência que atua na prevenção dos acidentes do trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais. Nos locais de trabalho existem inúmeras situações de risco passíveis de provocar acidentes do trabalho. Logo, a análise de fatores de risco em todas as tarefas e nas operações do processo é fundamental para a prevenção.

Entre os fatores de risco que provocam acidentes do trabalho, destacam-se:

- Eletricidade, máquinas e equipamentos, incêndios, armazenamento e tra

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo ACIDENTES EM SOLDAGEM E USINAGEM

ACIDENTES EM SOLDAGEM E USINAGEM

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Tecnologia

Enviado por: nilowow 23 setembro 2013

Palavras: 833 | Páginas: 4

. Acidentes e Riscos

Processos de soldagem e usinagem de peças são realizados com frequência na indústria, sendo que estas operações representam um número relativamente grande de ocorrência de acidentes. Os acidentes nesses processos são causados principalmente pela falta de atenção, pelo uso incorreto ou o não uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), como também por falta de qualificação para o determinado processo. Para evitar que eles aconteçam deve-se ter total conhecimento da forma de utilização do equipamento, como também a utilização de EPIs. Seguindo esses procedimentos a maior parte dos acidentes podem ser prevenidos.

X.X Usinagem

Os acidentes mais comuns, sofridos em equipamentos de usinagem, são aqueles que afetam os membros superiores causando fratura ou até mesmo a decapitação dos mesmos, como mostra a figura x. Acessórios tais como anéis, pulseiras, relógios ou correntes devem ser retirados quando for operar o torno, pois estes podem ficar presos as partes moveis da máquina causando acidentes. A não utilização de EPIs acarreta no risco de acidentes, por exemplo, se o operador não estiver usando óculos de proteção ele corre o risco de ser atingido nos olhos por um cavaco.

Figura x – Acidente causado por torno mecânico.

Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social a quantidade de acidentes no ano de 2010 (para os setores de ocupações: Serviços de usinagem, Solda, Tratamento e Revestimento em metais segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas CNAE) foi de 1.703; dos quais 1.147 foram acidentes típicos; 183 acidentes de trajeto, 67 doenças do trabalho e 306 acidentes sem CAT (tabela x) Acidentes típicos são os acidentes decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo segurado acidentado; já os acidentes de trajeto são os acidentes ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado e vice-versa. Doença do trabalho são as doenças profissionais, aquelas produzidas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho peculiar a determinado ramo de atividade. Acidentes com CAT registrada correspondem ao número de acidentes cuja Comunicação de Acidentes do Trabalho (CAT) foi registrada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Tabela x - Classificação Nacional de Atividade Econômica.

Tabela x – Quantidade de acidentes do trabalho, por situação do registro e motivo, segundo a CNAE – 2008/2010.

X.X Soldagem

Os riscos que apresentam os trabalhos de solda variam de acordo com os locais onde estão sendo executados, ou seja: se o local for destinado para este fim (processos de produção ou áreas isoladas em oficinas de manutenção) os riscos serão menores e será bem mais fácil tomar as medidas preventivas necessárias, entretanto quando o trabalho é decorrente da montagem de uma obra ou para execução de reparos esta tarefa será difícil, pois muitas vezes não é possível afastar os materiais combustíveis e os líquidos inflamáveis da zona perigosa.

Os riscos existentes em oficinas de soldagem são:

• Químico: inalação de fumos metálicos (risco de intoxicação com metais pesados – cromo, manganês, níquel).

• Físico: radiação ultravioleta – risco de lesão de córnea e outros danos nos olhos.

• Mecânico: risco de retrocesso de chama e explosão do cilindro; risco de queimaduras.

As partículas que constituem os fumos de solda (produzido durante a soldagem, um aerosol formado pela condensação e oxidação de metal vaporizado) são pequenas o bastante para permanecerem em suspensão por um longo período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com