TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação

Seminário: Natação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Seminário  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

Touca - Mas então, para quê a touca? Primeiramente para manter a higiene da água da piscina que, de regra, é de uso coletivo.

E os carecas? Muitos festivais e competições impõem o uso das toucas próprias do evento e, assim, é importante que o aluno esteja habituado a elas.

Dito isso, qual a melhor? Não há uma resposta única e definitiva para esta pergunta. Depende da situação em questão, do bolso do nadador e de sua capacidade de cuidar de seus equipamentos de aula. Os principais tipos são látex, lycra e silicone.

As toucas de látex costumam ser as mais baratas, mas exigem muitos cuidados (lavagem em água doce e secagem com toalha e talco após as aulas). Fora isso, sua elasticidade segura bem os cabelos mais longos, mas em compensação a sua durabilidade é bem baixa.

As de lycra duram bem mais e exigem muito menos cuidados, mas não têm validade indefinida. Da mesma forma como maiôs e sungas feitas com este material, com dez a doze meses de uso no máximo, o cloro já degradou o elástico da borda e da própria lycra, tornando a peça inutilizável e exigindo uma nova. Pais de crianças nadadoras precisam ficar atentos para o momento da troca e para o fato de que muitas vezes elas são produzidas em tamanhos diferentes: dois (crianças e adultos), ou três (pequena, média e grande).

As de silicone são as mais duráveis (mais até do que as de lycra) e que exigem menos cuidados. Seriam as ideais se não fosse por um detalhe: o preço. Elas são as mais caras, podendo custar de R$ 12,00 (as mais baratas) até cerca de R$ 40,00. Produzidas normalmente em tamanho único como as de látex, são as mais coloridas e badaladas entre os nadadores.

Considerando todas essas vantagens e desvantagens, tenho orientado meus alunos a que utilizem preferencialmente lycra se forem crianças, e silicone se forem adolescentes ou adultos. Essa diretriz traz as melhores relações custo-benefício. Látex somente em último caso, se a toca tiver sido presenteada ou dada de brinde numa Competição ou Festival

Já tive algumas alunas com cabelos muito longos que usavam aquelas redinhas que as bailarinas usam para segurar o coque no alto da cabeça. Achei a idéia ótima.

A touca é um acessório para evitar, que os cabelos "escorram" no rosto e atrapalhem o exercício, não para evitar que eles se molhem. No caso da touca de silicone por ser um material liso diminui ainda mais o atrito

Óculos Ao nadar seus óculos embaçam? Normalmente o "anti fog" dura algumas semanas quando adquirimos o equipamento, é uma camada que se desgasta gradualmente com o contato, existe no mercado produtos específicos para natação que podem ajudar ou apele para os truques mais comuns: limpa-los com água corrente a cada treino, saliva na lente, soro fisiológico, etc..

Precisa visualizar todo local no caso de uma travessia, óculos mais abertos são ideais.

A maioria dos óculos são equipados com o sistema anti-fog em que uma película é fixada à lente para que seja anti-embaçante. As lentes de policarbonato possuem total proteção UV.

Cinza – A cor cinza é usada por profissionais que auxiliam soldadores, ideal para proteção contra o sol, entre outras áreas com alta luminosidade. Amarela – Aprimora a precisão visual em dias nublados ou com neblina. É a cor preferida por todos que realizam trabalhos noturnos como motoristas. Amplia a visão. Não agride ou ofusca a visão quando uma luz forte estiver direcionada, exemplo o farol de um carro. Oferece um ótimo contraste e visibilidade em condições de pouca luz. Não aconselhamos o uso em dias de sol forte ou local com muita iluminação. Azul – É indicada para dar um toque de tranqüilidade ao usuário. Ideal para dias ensolarados ou em locais com forte iluminação.

Esses óculos de copetiçao (socket) tem um perfim baixo, o que reduz a resistência na agua.

Temos um oclulos da nabaiji que eh muito semelhante ao soket da speedo que o nadador Michael phelps escolheu para nadar.

Os modelos suecos são feitos com plástico resistente e possuem tiras de borracha na cabeça para ajudar no suporte. Os nadadores preferem esse tipo, uma vez que causa menos atrito com a água. Para natação ao ar livre, as lentes espelhadas ou esfumadas protegem os olhos contra o reflexo do sol.

Os óculos de competição são mais aerodinâmicos que os outros tipos. Enquanto os de treino ficam longe do rosto, dando aos olhos bastante espaço para respiro, muitos modelos de competição encaixam tão perfeitamente que os cílios encostam nas lentes. Óculos de competição ainda possuem tiras finas e ficam mais ajustados na cabeça do que os óculos comuns.

Quando escolher um par de óculos de competição, considere o uso, a visibilidade e o atrito.

.

Razões básicas para se usar pés de pato nos treinos de natação:

1-Melhorar a flexibilidade dos tornozelos

3-Aumentar a força de perna

Nadar com pé de pato, o corpo flue mais fácil, se move com mais leveza e menos esforço.

Esses acessórios devam ser utilizados de uma maneira consciente, ou seja, sem exageros. Se usados corretamente, auxiliam a técnica, além de oferecerem novos estímulos

Tipos de pés de pato eficientes

.Devem ser de material bem flexível, para aproveitar os movimentos da água, mantendo a coordenação dos movimentos;

Duas das maiores vantagens para o uso do pé de pato são:

Força e Flexibilidade.

A utilização de um snorkel frontal próprio para natação ajuda a melhorar o equilíbrio corporal na água e a sincronização entre os movimentos das mãos e quadris.

A utilização do snorkel frontal para natação na realização dos exercícios indicados em seguida, permite ao nadador focar-se nos objetivos específicos do exercício.

Por que usá-lo ?

elimina a tensão no pescoço, costas e ombros, para pessoas que apresentam alguma dificuldade em fazer a rotação do pescoço no ato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com