TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação

Projeto de pesquisa: Natação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos relatar os aspectos técnicos aplicado ao nado Crawl e Costas, os ciclos mais importantes divididos nas técnicas de cada nado e como é desenvolvido a prática das modalidades do nado Crawl e Costa.

A natação poU08U8U8de ser considerada uns dos esportes mais completos porque possibilita trabalhar praticamente todos os grupos musculares do corpo humano. Sendo assim, é considerado um excelente exercício cardiovascular. Visto que o nadador, além de usar seus principais músculos, tais como: grande dorsal, deltóides, bíceps, tríceps, peito, quadríceps, tendões da perna, abdominais e costas, utiliza virtualmente, na natação, todas as áreas do corpo, criando um efeito de fluidez corporal total que remove as toxinas perigosas e ajuda a rejuvenescer virtualmente todo o tecido do corpo.

2 NADO CRAWL

Este nado é o mais rápido. O nadador se movimenta com o abdome voltado para a água: a ação das pernas se faz em golpes curtos e alternados, no plano vertical à superfície. O movimento dos braços também é alternado, de tal forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro termine de fazê-lo. Quando um dos braços está fora da água, o nadador pode virar a cabeça para respirar desse lado. Quanto maior o número de braçadas, maior o rendimento.

Neste estilo, o nadador em decúbito ventral assume postura plana e horizontal na superfície da água, com o corpo estendido. Cabeça, ombro, tronco e pernas situam-se o mais próximo possível da superfície, o que evita aumento nas forças de atrito, dificultadoras da progressão.

A movimentação dos membros superiores, conhecida por braçada, corresponde a uma circundação antero-posterior, sendo caracterizada, basicamente, em dois momentos importantes: a recuperação, fase aérea, que compreende o momento entre a saída e a entrada dos membros superiores na água; e a propulsão, fase subaquática, responsável pela progressão do nadador.

No início da recuperação, o cotovelo é a primeira parte do corpo a romper a superfície da água. Essa movimentação, quando realizada corretamente, garante entrada eficiente dos membros superiores na água. Nessa sequência, os dedos são os primeiros a tocar a superfície aquática seguidos pela mão, antebraço, braço e ombro. Quando tais segmentos entram na água, inicia-se a fase propulsiva da braçada, que se divide em duas partes: tração, que objetiva puxar a massa líquida; e o empurre ou impulso, realizado pela extensão progressiva do membro superior, que em conjunto responde pelo deslocamento do nadador à frente.

A ação básica dos membros inferiores, conhecida como pernada, é composta por movimentos alternados ascendentes e descendentes, no plano vertical. Destina-se essencialmente à estabilização e à manutenção do equilíbrio, e não à manifestação de força propulsiva, mas nem por isso destina-se menor atenção a seus movimentos, que se concentram na articulação do quadril. Devido à posição ventral, com imersão da cabeça e ação alternada dos membros superiores, a respiração ocorre de forma lateral, correspondendo ao membro superior que se encontra na fase de recuperação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com