TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natação

Dissertações: Natação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 11

História da Natação

O Início da natação: o corajoso Lord Byron

O surgimento da natação vem desde que o humano é humano, ou seja, a ação de nadar é tão antiga quanto o homem. O movimento de braços e pernas dentro da água já era praticado em comunidades primitivas, em que os homens nadavam para fugir de predadores para garantirem sua sobrevivência e até mesmo por diversão. De lá para cá, até se tornar um esporte, a natação passou por muitas mudanças assim como o homem.

Na Antiguidade, a natação chegou a ser considerada um pré-requisito fundamental na formação de jovens e dos soldados gregos, ajudando na forma física de toda uma população. Neste tempo, o exercício dentro da água funcionava como um aprimoramento pessoal e não como uma modalidade esportiva.

Por volta do século XVII, a natação passou a ser tratada de outra maneira. Historiadores mostram que a natação foi adotada como matéria obrigatória entre os estudantes japoneses, por determinação do imperador Go-Yousei (1586-1611).

Para nós, ocidentais, a natação só viria a ser levada mais a sério por volta do século XIX, quando o britânico nobre, o Lord Byron, inspirado em uma história mitológica que era de um rapaz que cruzava o canal Dordanelos para ver sua amada e que acabou morrendo num dia em que o mar estava agitado, Byron teve a coragem de atravessar este canal de águas profundas que liga a Europa à Ásia (ver mapa abaixo) e tinha uma distância de 1,5 quilômetros. Ele fez a travessia em aproximadamente uma hora, provando que o trajeto era possível ser atravessado a nado. Tal proeza ficou famosa e foi um marco na época.

Os anos foram se passando e a natação ganhava força como uma modalidade esportiva. Com isso, algumas competições foram organizadas em Londres, na Inglaterra, onde em pleno século XIX já existiam seis piscinas, o que para aquela época era um número bastante significativo.

A história dos estilos da natação

Logo no começo do surgimento do esporte, não se pensava muito e tampouco se falava em regras ou estilo na natação. Alguns esboços ou jeito parecido comparado aos estilos de hoje eram ensaiados. Contudo, antes mesmo da natação se tornar esporte, os estilos já eram ensaiados desde o século XVII, mais precisamente no ano de 1690, quando o francês Thevenot, formalizou tratados e descreveu um estilo muito parecido com o que hoje conhecemos como nado peito.

Logo em seguida, ingleses vieram com mudanças, adotando o nado que incluía a movimentação de um dos braços sobre a água, o corpo colocado em posição lateral e as pernas sendo mexidas como tesoura. Mais tarde este nado foi aperfeiçoado com os dois braços levados juntos para frente. Este estilo era muito parecido com nado borboleta de hoje.

No final do século XVIII, um italiano conhecido como Bernardi, apresentou a primeira forma do nado costas. O movimento incluía primeiramente o movimento dos dois braços lançados juntos em rotação seguidamente. Um pouco mais adiante, os braços passaram a ter alternância nos seus movimentos, ficando muito parecido com o nado costas de hoje.

No nado “crawl”, que em português significa rastejar, foi apresentado pelo descendente de australianos, Richard Cavill. Ele era um grande nadador e seguia os passos de seu pai e irmão que praticavam um estilo bastante parecido com o atual, porém, era o movimento alternado e ligeiro das pernas, no sentido vertical em relação à superfície da água, associado com braçadas alternadas de um lado a outro e o rosto ficava submerso. Este estilo era todo inspirado dos aborígines, os nativos da Austrália.

Com o sucesso deste nado, treinadores norte-americanos ajudaram a aperfeiçoar a modalidade, especialmente no quesito respiração. Num primeiro momento, a cabeça era erguida na água para a frente e, logo depois, chegando a rotação lateral da cabeça, na forma do crawl, ou nado livre, que se conhece hoje.

A natação se torna uma modalidade esportiva

Com os estilos já definidos as competições de natação começaram a acontecer com maior frequência. Em 1858, aconteceu na Austrália a primeira disputa oficial de natação. Dez anos mais tarde, a Inglaterra promovia um campeonato nacional, seguida pelos Estados Unidos.

Não demorou muito e a natação por já ser bastante praticada e conhecida, entrou na edição dos Jogos de Atenas, na Grécia, em 1896, a primeira Olimpíada da Era Moderna. Três tipos de provas foram disputadas naquela ocasião: 100 metros livre, 500 metros livre e 1.200 metros livre. Nestes jogos, a competição era realizada no mar, ou seja, colocava em risco a vida dos participantes.

Nos Jogos seguintes, com a inclusão da piscina e de novas provas, o número de atletas aumentou significativamente. Até 1912, nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, na Suécia, a piscina era usada somente pelos homens, pois nesta Olimpíada as mulheres estreavam na modalidade. A primeira grande campeã de uma prova olímpica na natação foi a australiana Sarah “Funny” Durack.

Nestes mesmos Jogos Olímpicos, em 1912, o mundo conhecia o havaiano Duke Kahanamoku (foto abaixo). Foi na época um verdadeiro fenômeno do nada crawl e com uma enorme popularidade nas arenas de competição.

Em 1920, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica (foto abaixo), após a Primeira Guerra Mundial, o havaiano Duke estava lá e estabeleceu o novo recorde mundial nos 100 metros nado livre. Conhecido por um estilo de grande estrela, foi levado a Hollywood, onde apareceu em vários filmes, fez comerciais e também foi um dos grandes precursores na divulgação do surf pelo mundo todo, já que ele era um praticante nato deste esporte.

Em 1924, nos Jogos de Paris, na França, surgia o atleta dos Estados Unidos chamado, Johnny Weissmuller (foto abaixo). Ele já era notícia antes de entrar nos jogos por ser o primeiro homem a nadar os 100 metros livres abaixo de 1 minuto (57,4 segundos, batendo o recorde mundial). Este recorde permaneceu pelos próximos 10 anos. Johnny Weissmuller, do seu sucesso nas piscinas, alcançou as telas do cinema. Foi ele quem fez o filme do Tarzan, o homem macaco, em 1932.

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1932, surgiram outros nomes da natação como os de Adolf Kiefer (EUA) e Arne Borg (Suécia, foto abaixo).

Em 1936, nos Jogos de Berlim, na Alemanha, japoneses e norte-americanos dividiram as glórias do pódio, e as competições entre as mulheres haviam sido emocionantes.

Com a Segunda Guerra Mundial, as Olimpíadas sofrerem um intervalo de 12 anos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com