TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negócios Internacionais

Pesquisas Acadêmicas: Negócios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA1

Passo1.1: Na reunião de grupo para escolha da atividade, decidimos criar uma empresa fictícia para exportação de farinha de tapioca, produto típico brasileiro. A empresa será batizada de “Tapioca do Índio” em alusão ao produto típico de nossa terra e também nos remete a idéia de um produto natural, sem conservantes ou agrotóxicos. O ramo de atividade será de comercialização da farinha de tapioca produzida no litoral sul do estado de São Paulo, que é uma região com tradição na produção da mandioca, ainda com custos baixos principalmente devido à mão de obra local.

Um dos fatores que está impulsionando as oportunidades para a demanda de tapioca é a elevação da procura por alimentos livres de glúten – proteína encontrada no trigo, no centeio, na aveia, na cevada e no malte. Essa demanda ocorre porque as dietas prescritas por nutricionistas que restringem o consumo de tal ingrediente estão se tornando cada vez mais comum.

A decisão da escolha do produto também foi baseada nos critérios:

- Aceitação do consumidor.

A tapioca, tradicionalmente consumida a muito tempo no nordeste do Brasil, ganhou expressão nas outras regiões, notadamente as regiões sul e sudeste, inclusive com recheios até então inusitados.

- Atração que o produto oferece.

A tapioca com seus recheios os mais variados, tem atraído os consumidores pelo sabor e visual chamativo.

- Baixo custo para produção e venda.

Tanto para o comerciante, como para o consumidor final, o custo é baixo, acessível a todos.

- Fácil e rápida preparação.

É um diferencial, tanto para quem comercializa o produto pronto, como para quem prefere preparar em sua casa. O preparo é simples e rápido.

Receita

Ingredientes:

1/2kg de farinha de tapioca

2 copos (americanos) de água.

1 pitada de sal

O passo-a-passo:

Coloque o polvilho doce (ou fécula) em uma bacia e vá acrescentando a água aos poucos. O segredo é misturar bem (com as mãos) para que ela fique úmida por igual. A pitada de sal eu coloco primeiro no copo de água. Depois disso é só passar na peneira e fazer sua tapioca.

Fazendo a tapioca:

Coloque a frigideira no fogo alto, espere ela esquentar e baixe o fogo. Com as mãos mesmo, pegue um pouco da tapioca e vá jogando dentro da frigideira. Você pode jogar no meio e ir distribuindo para os lados, por exemplo. Use uma colher para fazer isso ou continue com a mão.

O tempo pra virar é importante: se virar logo pode esfarelar tudo e se demorar pode ficar duro demais e até queimar. Como ela não gruda você pode perceber quando é a hora com uma colher ou espátula. Virou! Espere menos tempo dessa vez e pode colocar no prato, rechear com o que quiser e saborear. Os recheios ficam gosto de cada um, doce ou salgado.

Passo 1.2: A característica do produto será com base no DECRETO Nº 12.278, DE 22 DE ABRIL DE 1943 que aprova e regulamenta a qualidade dos amiláceos.

Art. 1° Ficam aprovadas as especificações e tabelas para a classificação e fiscalização da exportação de produtos amiláceos - amidos ou féculas, tapioca, raspa e farinha de raspa, - visando a sua padronização.

Art. 2° Revogam-se as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 22 de abril de 1943, 122° da Independência e 55° da República.

GETULIO VARGAS

Apolonio Salles

ESPECIFICAÇÕES E TABELAS PARA A CLASSIFICAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS AMILÁCEOS - AMIDOS OU FÉCULAS, TAPIOCA, RASPA E FARINHA DE RASPA, BAIXADAS COM O DECRETO Nº 12.278, DE 22 DE ABRIL DE 1942, EM VIRTUDE DAS DISPOSIÇÕES DO DECRETO-LEI Nº 334, DE 15 DE MARÇO DE 1938, E DO REGULAMENTO APROVADO PELO DECRETO N. 5. 739, DE 29 DE MAIO DE 1940.

Tapioca

4 - A tapioca destinada à exportação será classificada nos dois tipos seguintes:

Tipo 1 - Constituindo pela tapioca de fabrico esmerado, de cheiro peculiar, com grânulos uniformes na cor e no tamanho, translúcidos, não farinhosos e isentos de impurezas.

Tolerância: Grânulos de coloração uniforme, variando do branco ao levemente róseo e máximo de 0,2 % de cinza.

Tipo 2 - Constituindo pela tapioca de fabrico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com