TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuberteixeira

Tese: Neuberteixeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

Relação de Propostas:

1.1: Mudar a legislação e constituição da nação para melhor atender as expectativas do povo brasileiro. De forma a atender: Conforto social, segurança pública, prevenir ação de criminosos com base em leis muito mais rígidas.

1.2: Estar a par de todos os direitos à vida das pessoas. Conscientização da população de forma a educar as pessoas em escolas e nas próprias casas evitando mudar radicalmente a legislação e a constituição da nação. Pois como muitos, a educação é a base para se evitar violência, crimes como corrupção e discriminação, etc, a fim de promover o melhor convívio em uma sociedade respeitando e sendo um cidadão de bem.

1.3: Rigor com fiscalização, de forma a diminuir delitos, com aplicação de multas altas, e até mesmo detenção. Pois a lei está bem feita, porém, a fiscalização não anda a par da legislação.

Proposta escolhida e adepta ao tema

1.2: “Educação em cidadania”

A proposta foi escolhida devido a vários fatores. Um deles é do fator de que se a sociedade partir de uma educação bem dada e de forma a conscientizar os membros de uma família as conseqüências que gerariam se a pessoa desrespeitar a cidadania alheia e até mesmo a própria.

Educar é mostrar o que é viver em uma sociedadede raças diferentes, de opções diferentes, de modos de viver diferente, respeitando cada pessoa e seus direitos comuns. Partindo de um inicio de que todas as pessoas nascem iguais, não há motivos para se desrespeitar a cidadania alheia. Cidadania está ligada à direitos porém não apenas aos direitos de “viver” de uma pessoa, está ligada também, aos direitos políticos, ora, que se educar está totalmente ligada ao fato de as pessoas estarem atentas para não deixar seus direitos e deveres serem descumpridos.

“As palavras "cidadania e participação social" tornaram-se comuns hoje em dia. Estão em campanhas publicitárias, comerciais, outdoors - e, vejam só, neste texto! O governo em geral investe cada vez mais agressivamente nestas quatro palavrinhas, com principal foco nos jovens. Alguns políticos até expressam em suas campanhas que irão "Aumentar a participação social dos jovens na cidadania". Chega a parecer propaganda. E é mesmo.”

Fonte:http://www.recantodasletras.com.br/pensamentos/617522

Toda uma base de educação começa em casa, é nela que o desenvolvimento de uma pessoa começa a desenrolar para se preparar para logo freqüentar um novo meio de educação: a escola.

Educar é um ato que visa à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir o cargo de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. A cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição da República.

Segundo Weverson Viegas, realizado em 07/2002:

“A participação pode se dar diretamente, através da chamada democracia direta, com a utilização de instrumentos como o referendo, o plebiscito ou a iniciativa popular, como também pode ser proposta a partir de meios que, juntamente com a administração pública, pretendem cooperar para uma administração participativa, que pode se dar através de subprefeituras ou com a participação de cidadãos em conselhos públicos municipais, ou ainda pelos chamados conselhos autônomos que, apesar de não pertencerem, não serem subordinados à administração pública, podem fiscalizar e até mesmo participar da administração nos assuntos que forem pertinentes a toda coletividade.”

A idéia de educação deve estar intimamente ligada às de liberdade, democracia e cidadania. A educação não pode preparar nada para a democracia a não ser que também seja democrática. Seria contraditório ensinar a democracia no meio de instituições de caráter autoritário.

Claro, em meio a uma ditadura não há educação que pare um método de agir sobre os direitos da sociedade. A violação destes direitos não está ligado ao meio à ordem do poder público do estado, mas sim, a quem DEMOCRATICAMENTE decide educar e ser educado e até FISCALIZAR, para a não violação de seus próprios direitos.

Uma pessoa que presencia a violação da cidadania de uma outra pessoa, e não fiscaliza ou denúncia ao poder público está colaborando para que outros feitios sejam da mesma maneira realizados com outras e outras pessoas.

TODOS devemos fiscalizar e cobrar para que HAJA EDUCAÇÃO na sociedade e para que sejam realizados manutenções no código penal para infligidores da organização pública e dos direitos humanos.

Ora que somente fiscalizar não haverá mudanças em nada da constituição, as pessoas devem cobrar daqueles representantes que elas mesmas colocaram no poder para tornar a cidadania um direito a todos.

Por estas razões toda a sociedade precisa ser re-educada para melhor educar as próximas gerações.

Começa na relação interindividual, passa pela família, a escola e culmina no Estado. Uma sociedade democrática é aquela que vai conseguindo democratizar todas as suas instituições e práticas.

Não somente existe a educação domiciliar (que não é a menos importante) mas também existe a educação vista nas escolas de formação fundamental, médio e até superior das pessoas.

Todas as pessoas têm direito a educação, a estar ingressados a um meio de políticas públicas inclusivas, para a transformação dos sistemas educacionais e das práticas sociais, que envolvem as relações com as famílias e a comunidade.

A QUE TIPO DE EDUCAÇÃO AS PESSOAS TEM DIREITO?

Segundo o ECA (artigo 53), “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”. Nesse sentido, a lei assegura:

 Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

 Direito de ser respeitado por seus educadores;

 Direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com