TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noite E Neblina

Ensaios: Noite E Neblina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

O filme Noite & Neblina relata a estrutura das políticas de segregação étnica e racial praticadas na Alemanha durante o Nazismo, expondo os campos de concentração utilizados no episódio conhecido como Holocausto, onde judeus, negros, homossexuais e prisioneiros políticos foram mortos. O filme foi elaborado através de arquivos como fotos e vídeos produzidos pelos próprios alemães.

Na política nazista, iniciada como uma medida de contenção ao crescimento do Comunismo nos países da Europa era pregada o discurso de que a única forma de se obter o sucesso e o crescimento almejado após a derrota na Primeira Guerra Mundial era unindo-se num só povo de iguais, por hora considerada a raça ariana, única digna de direitos, inclusive a vida. Os que se opunham a este movimento, ou que não se enquadravam na população considerada “pura”, eram tratados de forma repugnante, exterminados por diversos tipos de torturas, algumas mais rápidas, outras que levavam a morte de forma lenta e cruel, como demonstrado nas cenas em que os prisioneiros dos campos de concentração trocavam os poucos bens que lhe restavam, como cigarros, por um prato de sopa, que na ocasião, era a única esperança de sobreviver a mais um dia naquele cenário de atrocidades.

O filme relaciona-se ao Aphartheid, política de segregação racial oficializada na África do Sul no ano de 1948, nos termos em que se refere aos brancos que tentam de maneira preconceituosa impor suas vontades sobre os demais povos da região em que vivem. Esta política foi iniciada pela chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder, e nela, somente a minoria branca detinha os direitos que deveriam ser do todo. Os negros eram proibidos de irem às urnas elegerem seus representantes, e não podiam adquirir terras na maior parte do país, formando um confinamento geográfico, que pode ser comparado aos campos de contração do nazismo. Para não haver qualquer espécie de contato com esta população segregada, os casamentos e relações entre pessoas de etnias diferentes também foi proibido.

Enquanto o nazismo foi dizimado pela derrota das tropas alemãs em invasão a União Soviética, enquanto buscava por mais poder, o Apharteid declinou-se pelos movimentos de desobediência civil, lançados pelo Congresso Nacional Africano (CNA), organização negra que lutou pela reposição de seus direitos. Porém, a CNA, por se opor de maneira intensa ao Apharteid, foi considerada ilegal, e teve seu líder condenado.

Apesar dos apelos da ONU pelo fim da política racista, a mesma só encerrou-se através de uma eleição, onde maiorias dos brancos votaram pelo seu fim.

Em geral, vemos que, independente das épocas ou locais desses fatos, o principio e o fim deu-se pela vontade dos próprios brancos, demonstrando que, infelizmente, havia o fim da política de segregação, dos movimentos racistas, mas não do sentimento preconceituoso presente nas pessoas.

Vejo a semelhança no preconceito e racismo com os outros.

No sofrimento da população, a morte e a perca de seus direitos. Tiravam não só direito delas, como a liberdade e a vida. As fazendo de escravas e submetendo-as aos horrores que ocorriam naquela época, no qual eram obrigados a cumpri. Caso contrário, haveria punição. A maldade era tanta de modo com que as fizessem não ter outra escolha a não ser obedecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com