TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Norma Brasileira

Artigos Científicos: Norma Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 4

Normas Brasileira e Intern. de contabilidade Tutor:

ESTUDOS DE CASO

CASO 1

O escritório de advocacia Silva Advogados Associados tem como prestador de serviços contábeis o escritório Exata Contabilidade Ltda, utilizando-se dos seus serviços desde a abertura da empresa, há mais ou menos seis anos.

Em certa ocasião, o proprietário da empresa Exata Contabilidade Ltda. Chamou em seu escritório o Dr. Silva para um cafezinho. O teor da conversa foi uma proposta de parceria entre os escritórios que consistia em cada cliente que o escritório de advocacia conseguisse para a contabilidade, ficaria com os dois primeiros meses de honorários contábeis.

Dr. Silva ficou de pensar sobre o assunto e dar a resposta mais tarde. Já em seu escritório analisou a proposta e consultou o Código Profissional do Contabilista, para verificar se poderia ou não aceitar a proposta.

Verificando o Código de Ética, confirme se a proposta está em conformidade com o código, caso contrário, justifique quais artigos a proposta está infringindo, bem como suas penalidades, e qual a infração cometida e se for necessário denunciar o escritório, como será feita.

Resposta:

Infração ética, com o descumprimento ao código de ética tendo como penalidade

advertência reservada, censura reservada e censura pública.

CASO 2

Dos estudos de caso a seguir, cite os enquadramentos a que eles se referem de acordo com o Código de Ética Profissional do Contabilista – CEPC (Resolução CFC 803/96).

Antônio Americano do Brasil Mineiro, formou-se no ano de 2013 no curso de Ciências Contábeis, sempre exercendo atividades na área contábil, sendo que antes era auxiliar contábil. Após a sua formatura, não se registrou no Conselho Regional de Contabilidade do seu estado e passou a exercer a função de Contador na empresa Transportes Flash, localizada à rua Castelo Branco, nº12. Tal situação foi identificada por meio de diligência da Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade.

resposta

Incapacidade técnica no desempenho de suas funções,a critério do CRC a que estiver sujeito, facultada a mais ampla defesa. Penalidade – suspenção do exercício da profissão, pelo prazo de 6 meses a um ano.

CASO 3

Rita Marciana Arrotéia, executa serviços contábeis, na função de contadora há 2 (dois) anos na organização contábil NEXUS, estando com o registro profissional vencido há mais de 1 (um) ano. Tal situação foi identificada por meio de denúncia ao Conselho Regional de Contabilidade, que comprovou a irregularidade.

Resposta;

Infração diciplinar – descumprimento á legislação que rege as normas técnicas. Penalidade – multa suspenção do exercício profissional e baixa do registro.

Caso 4:

      Imaginando que você foi convidado –como profissional contabilista ouvinte- a participar de uma reunião do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis). Comentando com os colegas você deu suas opiniões acerca do que estava sendo discutido). Neste trabalho seus posicionamentos serão considerados como respostas, certas ou erradas, sobre o as afirmações.

Consta que três contabilistas discutiam as Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade antes de proferirem algumas palestras, doravante denominados simplesmente como contabilistas A, B e C. Transcorreu-se o seguinte diálogo:

A: Vemos, Srs, que a já conhecida Lei 11.638/07 fez com que o Brasil passasse a adotar as IFRS.

B: Verdade, inclusive muito salutar para as empresas. Inclusive além de regulamentar a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade para companhias abertas e de grande porte, veio a inserir e alterar, juntamente com a Lei 11.941/09, aspectos contábeis dispostos na Lei 6.404/76, sendo três deles:

Resposta:

1 Mudança da estrutura das demonstrações contábeis.

2 Classificação e avaliação do ‘‘Ativo Diferido’’.

3 Eliminação da reserva de capital “Premio na Emissão de Debentures”.

C: Sim, isso dentre outras, e sobre Contabilidade X 11.638/07? O que poderemos narrar?

A: Um breve resumo:

Resposta:

A aprovação da Lei 11.638/2007 fez com que o mundo da contabilidade ganhe um cenário internacional muito mais forte e sólido. Alinhando as práticas contábeis do Brasil ao cenário Internacional podemos evidenciar o poder da contabilidade junto as organizações. As Demonstrações Contábeis, especificamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com