TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normalização E Padronização

Dissertações: Normalização E Padronização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

Normalização e padronização

Normalizações são critérios estabelecidos para padronizar produtos, simplificar processos, garantir um produto confiável e que atenda suas necessidades.O processo de normalização criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT Classifica-se em sete tipos, sendo a abordada neste relatório a Padronização.

A padronização envolve normas que fixam formas, dimensões e tipos de produtos.

Vejamos a seguir:

1- Objetivo

Este relatório tem por objetivo informar alguns benefícios obtidos com a normalização e padronização na área mecânica.

Trataremos de assuntos tais como: o que é normalização; fases da normalização; tipos de normas; algumas aplicações; interesse do consumidor, etc.

2-Normalização

A normalização é a atividade que visa a elaboração de padrões, através de consenso entre produtores, consumidores e entidades governamentais.

2.1-Primeira fase da normalização

A partir do momento em que o homem entra na era industrial e inicia a produção em massa, isto é, a fabricação de um mesmo produto em grande quantidade, surge uma grande variedade de formas e tamanhos desse produto e de seus componentes.

Por exemplo, a fabricação e o uso de porcas e parafusos foram muito afetados pela falta de uma produção racional.

Quanto maior a variação nos tipos de rosca, maior a dificuldade enfrentada pelo fabricante ao organizar a produção e atender aos pedidos do consumidor. Também para o comprador, a variedade representava um transtorno na hora da escolha de porcas e parafusos.

O uso de normas permitiu que as indústrias diminuíssem a variedade dos tipos de rosca. Isso facilitou os processos de fabricação e reduziu os itens de estoque e os custos envolvidos.

2.2-Atual modelo de normalização

O atual modelo de normalização foi implantado a partir de 1992, com intuito de descentralizar e agilizar a elaboração de normas técnicas. Nesse ano foram criados o Comitê Nacional de Normalização - CNN e o Organismo de Normalização Setorial - ONS.

O CNN busca estruturar todo sistema de normalização e o ONS tem como objetivo agilizar a produção de normas específicas de seus setores.

2.3-Tipos de Normas ABNT

As normas elaboradas pela ABNT classificam-se em sete tipos:

• Procedimento

• Especificação

• Padronização

• Terminologia

• Simbologia

• Classificação

• Método de Ensaio

2.4-Padronização

Restringe a variedade pelo estabelecimento de um conjunto metódico e preciso de condições a serem satisfeitas com o objetivo de uniformizar características geométricas, físicas ou outras, de elementos de construção, materiais, aparelhos, produtos industriais, desenhos e projetos.

2.5-Atuais objetivos da Normalização

As normas atuais abrangem um universo extenso de temas. Esses temas, chamados de teóricos, tratam de questões relativas a terminologias, glossários de termos técnicos, símbolos, regulamentos de segurança, entre outros.

O aparecimento de normas específicas para temas dessa natureza é que caracteriza a segunda fase da normalização.

Tanto no campo industrial quanto na relação entre fabricantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com